Resolvi responder para você, quase respondi o usuário, mas achei que não adiantaria nada e no fundo é um desvio de foco.
Muitos não sabem que ele publicou outras coisas antes que foram apagadas, não sei se por moderação (não saber o que aconteceu é uma das coisas que não gosto no Tabnews, mas é o que é, cada plataforma com suas qualidades e defeitos) ou se foi ele por ter recebido vários negativos. Eram coisas sem sentido algum, sem esforço, sem pertinência para o objetivo do site, entre outros problemas, apesar de serem postagens minúsculas. Acho mais que ele apagou pelos negativos.
Ele não tem outras postagens, e nada indica que ele é um usuário firme do site. Meu deu uma impressão até que poderia ser uma conta de alguém que aprontou com outra conta e agora veio reclamar com essa, mas é especulação e provavelmente errada porque ele não teria feito as postagens agora apagadas.
Esta postagem dele é oposta às anteriores. Essa ele foi o mais prolixo que uma pessoa pode ser, quando demonstrou esforço e resolveu fazer um texto que em tese tem algum valor (ainda que não para o Tabnews e não pelo foco dele), o texto não tem muito sentido e tem vários erros, em geral repetidos já que é tudo uma enorme repetição, o que provavelmente só acabou quando ele despejou toda a frustração que estava sentindo, e parece que o texto é só isso.
Eu sempre entendo essas frustrações, até por ser veteraníssimo de Stack Overflow, mas é o problema da pessoa e não da plataforma (quase sempre).
Então, nem sei se é questão de ele falar o que quiser, até onde eu sei ele nem falou algo abusivo.
Realmente as pessoas não entendem o que é liberdade de expressão e mais ainda o que é censura e qual é negativa e qual é positiva (sequer sabem que pode ser as duas coisas), alguns até dizem que não há censura em algo, até pra se proteger, quando há e ela é positiva, o que demonstra essa falta de entendimento.
Liberdade de expressão é o direito da pessoa falar o que quiser. Democracia é é, entre outras coisas o dever de ouvir o que os outros têm a dizer, sob certas circunstâncias.
Onde as pessoas não podem dizer o que querem não há liberdade de expressão. Ponto. Em qualquer lugar 100% democrático a pessoa pode dizer o que quiser e sofrerá as consequências por isso. Dizer oque quiser não é o mesmo que prejudicar outras pessoas e não ter punições. Essa confusão é enorme hoje em dia.
Censura ruim é a prévia, especialmente a praticada pelo Estado. Outras podem ser boas ou ruins.
Hoje está ficando estranho como se julga algo que alguém disse, mas não quero entrar muito nesse assunto, e estou falando de instituição, não de "tribunal de internet" que não dá para esperar coisa boa mesmo. O mundo está esquisito e o Brasil mais porque somos objetivamente classificados como democracia imperfeita e se puder colocar um pouco de subjetividade emprestada dos maiores especialistas, sem interesses diretos e sem vieses fortes, seríamos uma democracia híbrida. As democracias estão morrendo hoje em dia mais nas mãos das pessoas que as defendem do que as que não a querem, primeiro enfraquece as instituições com arbitrariedades, depois tem o espaço para algo mais forte.
Outra coisa que as pessoas não fazem é ler as regras de cada ambiente antes de entrar nele. Eu entendo que seja difícil, trabalhoso, mas é assim, quando não faz isso, o risco de você violar uma delas é enorme, e terá as consequências, e tudo bem. De qualquer forma mostra a falta de educação da pessoa. Ele não deve ter lido nada.
Até onde eu sei, ele disse o que quis, não causou mal algum e recebeu o tratamento adequado para a plataforma, dentro das regras dela, dado por algumas pessoas. Não houve censura, mas houve a classificação que o conteúdo dele era ruim. Só isso, novamente, até onde eu sei.
Se os moderadores excluíram, foi até uma proteção para ele. Não sei se ele recebeu alguma mensagem por isso. Isso não é censura, até porque ele não foi impedido de falar. E provavelmente esse post poderia ser apagado também, a não ser que consideraram que é uma meta discussão que pode ser interessante, fora isso, não é o foco daqui. Talvez não tenham apagado para não serem acusados de censuradores. E se apagaram, mesmo que possamos classificar de censura, me parece que seria um positiva, ainda que as coisas costumam ter dois lados. Esse debate pode gerar algo útil também estando aqui, mesmo sendo um desvio de foco (por isso no SO é legal ter um site só para isso).
E se o Filipe e seus companheiros, quiserem tocar fogo em tudo é um direito deles, a empresa é deles e fazem o que quiser, e serão criticados em outros lugares por isso. Estou falando de uma hipótese, não vi eles fazendo nada errado, nem mesmo comigo que costumo ser voz dissonante, e já recebi críticas, que achei infundadas, e me consultei com outras pessoas para ver se eu estava errado), mas tudo bem, não acho que isso faz a pessoa ser ruim, e depois foi bacana comigo, não sofri retaliações, e tá tudo bem, coisa de gente sensata que pode fazer algo que que desagrada ou comete um erro, normal, todos somos seres humanos. Eu sou "prova viva" que está ok ser o oposto que o dono do site é, isso é democracia, todos podem ser o que quiser mesmo que não façam mal real aos outros - é hoje está difícil achar uma definição clara do que é mal real :(.
De fato, não houve censura, atentado à liberdade de expressão, o OP está sendo vitimista, fazendo o mesmo que ele reclama (o que é uma das atitudes mais comuns do ser humano), e principalmente a crítica não é construtiva porque ela não constrói nada, não é só questão de ser destrutiva ou não.
Claramente ele quer que o Tabnews seja o que ele deseja, em detrimento de todas as outras pessoas. Conheço bem isso, o Stack Overflow sempre aconteceu muito isso. A pessoa prefere reclamar do que procurar o lugar ou construir um lugar que seja como ele quer. Não tem como fazer um lugar que caiba todo mundo. Quase 100% das críticas às plataformas são sem sentido, e dependendo da forma como é expressada podemos falar em 100%. É 100% quando a pessoa não tenta construir algo, não faz a parte dela, ela manda os outros fazerem. O caso dele é dos mais graves porque ele sequer propõe algo. Mesmo que resolvêssemos atender o desejo dele, nem saberíamos o que ele quer. Podemos tentar inferir, mas não tem nem um início de construção.
Tem momentos que pareceu ser um texto de IA, mas IA faria algo melhor, eu sou bem crítico do uso dela, mas mesmo nos primeiros dias que eu ainda não sabia como usá-la e ela estava pior eu teria que me esforçar muito para ela gerar um texto tão ruim, prefiro os meus ruins naturais. Mas não importa muito, IA pode ser útil, não sou completamente contra, inclusive eu moderaria (se ainda tivesse relevância fazer isso) no SO um pouco diferente da diretriz oficial que é não aceitar conteúdo de IA lá. Eu aceitaria e até postei algo usando IA. Mas eu fiz do jeito certo. Não importa se foi IA ou não, importa se é bom ou não. Aqui parece que tem zero importância, o próprio site posta coisas geradas por IA, quase sempre é razoável, mas tem uns casos que é bom que tenha o link do original.
Também não sei se a comunidade inteira não gostou, o mecanismo de votos aqui não permite fazer essa avaliação, e mesmo se permitisse ainda não podemos afirmar isso, porque fere o método científico. Mas vimos a comunidade não gostar.
Eu diria para ele tornar o debate relevante, como ele deseja, e nós também, pelo menos como meta discussão, que apresentasse casos concretos para analisarmos do que ele está falando, e não termos que confiar na nossa inferência. Passa a impressão que ele está mentindo, deliberadamente ou não. E minha visão, até onde consigo alcançar, que não é só impressão. Mentiras muitas vezes não dita involuntariamente. Pode acontecer porque a pessoa apreendeu errado (eu falo muito sobre isso), pode não ter a visão clara das coisas, seja em ponto específico ou em geral na vida, pode ser que quase nasceu com ela, foi sendo adquirida em casa, na escola, ou pode ser influência de redes sociais, repetindo igual a um papagaio bobagens que se divulgam aí. E quando falo de aquirir, muitas vezes é o contrário, pelo menos em partes, faltou adquirir o correto para se expressar, para interpretar os ouros, para construir um pensamento, analisar uma situação, ou mesmo não se deixar levar por fantasias que ela própria cria em sua cabeça, o que está cada vez mais comum, estamos vivendo uma pandemia de desinformação muito maior que até mesmo pessoas mais antenadas percebem, e a IA vai ajudar muito nisso (a piorar, claro). O ser humano hoje precisa se preparar mais do que nunca para vida em sociedade.
Ainda bem que tem pessoas defendendo o coletivo, também tem uma onda amplamente majoritárias, mesmo que de maneiras diferentes, priorizando o indivíduo. Vivemos um caso famoso bem interessante esses dias como às vezes essas pessoas tomam uma invertida. Essa atitude dele foi muito parecida com o que aconteceu em um avião. Espero que ele aprenda algo com isso, embora o histórico geral não é favorável. não me lembro de ter visto um caso semelhante onde a pessoa fez um mea culpa, admitiu que estava transtornado no momento, a não ser no Fantástico, obviamente instruído pela jornalista fazendo um rápido media training antes de gravar, como já vi mais de perto acontecer antes no mesmo programa com talvez a repórter mais renomada do país. A pancada tem que ser muito grande para a pessoa querer limpar a imagem.
Mas quem sabe pelo menos ele desenvolva melhor o que falou, dê os casos concretos, o que poderia ser diferente, isso já tornaria o conteúdo relevante em algum aspecto.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).