Já temos privacidade
Sua operadora sabe em quais sites você navega, pode não saber o que está trafegando por conta do HTTPS, mas DNS não é encriptado e é facil descobrir. Você acredita plenamente que operadoras não vendem seus dados?
Segurança de que?
Isso vale mais pra caso você acesse redes públicas como wifi de estabelecimentos comerciais, escola, ...
Qualquer rede que esteja fora da sua casa você não tem controle e pode ser considerada insegura. Se vovê não tem nada a perder e não acessa nada sensível (como aplicativos de banco) nessas redes não há muito o que se preocupar.
colocar uma VPN no meio vai na contra mão da privacidade
Porque nos filmes contratos de coisas ilegais são feitos com intermediário? para um não saber quem é o outro. A VPN funciona assim, coloca um servidor no meio pro destino não saber de onde está vindo seu tráfego.
Como que colocar um servidor no meio de todo o meu tráfego na internet vai tornar a minha navegação mais rapida?
Um servidor não vai fazer diferença, mas vários sim. exemplo da ExitLag: eles tem servidores espalhados pelo mundo, você se conecta com o servidor mais próximo de você e seu tráfego sai no servidor mais perto do serviço que você está usando. O tráfego entre esses dois servidores da empresa de VPN tende a ser mmuito mais rápido que os da tua operadora, já que com esse serviço você usa rotas com prioridade maior, ou com um custo maior.
Se você precisa se conectar de Porto Alegre a Salvador e a rota mais barata para as operadoras passar por Mato Grosso eles vão te mandar por lá. Pode ser mais longe, mas é mais barato
quem REALMENTE precisa de uma VPN e quais as REAIS vantagens
No caso de VPNs comuns caso você se preocupe com privacidade e confia no serviço.
No caso de ExitLag se você se importa com a latencia do seu jogo e o serviço melhora a sua conexão
No caso de VPNs em geral geralmente empresas ou desenvolvedores para proteger a infraestrutura e deixar somente pessoas autorizadas a conectarem com certos servidores