Executando verificação de segurança...
4

Tem trabalhos de programação para menor de idade?

Hello World!

Antes de tudo, queria pedir perdão pelo texto gigantesco e também queria agradecer a todos que leram até o final!

Meu nome é Pedro e atualmente tenho 15 anos. Programo faz mais ou menos 4 anos e fiz vários jogos utilizando a "Unity". Porém, há cerca de 5 meses, resolvi começar a aprender Java. Desisti de utilizar a Unity porque a empresa estava indo mal, e também não sei se quero seguir tanto assim nessa área de jogos.

Hoje, consigo fazer várias aplicações web utilizando Spring, etc. Porém, as coisas estão começando a apertar aqui em casa, e eu não sei se conseguirei continuar aprendendo por muito tempo. Sempre aprendi programação através de livros que baixava na internet, pois não tenho condição de comprar cursos. Recentemente, meu pai começou a trabalhar em home office como Supervisor de Telemarketing, então vou ter que diminuir um pouco o tempo que uso o computador (afinal, deixar dois computadores ligados durante 8/10 horas e ainda deixar a luz ligada ficaria muito caro na conta de luz).

Agora estou pensando em estudar na casa da minha avó e tentar estudar lá, mas meu pai está um pouco inseguro em me deixar fazer isso, pois da minha casa até a casa da minha avó, são quase 1 hora de metrô. Pensando nisso, estou constantemente me candidatando a vagas de jovem aprendiz, porém há certos problemas em relação a isso.

Estudo em tempo integral e tenho cerca de 7 horas de "tempo livre". Ou seja, todo o meu tempo livre estaria ocupado trabalhando e essas 1 hora livre (geralmente, jovens aprendizes têm uma carga horária de 6 horas) eu possivelmente estaria gastando indo para a escola.

Por conta disso, minha mãe e meu pai não querem que eu trabalhe, pois ou teria que sair da escola onde estou agora (não há escola próxima de onde moro) ou teria que abandonar meus sonhos para ajudar em casa.

Sabendo disso, prometi para eles que conseguiria um trabalho na área que sou apaixonado (programação). Logo, após todo esse texto, gostaria de perguntar se é possível trabalhar com 15/16 anos com programação. Estou disposto a sacrificar (e já sacrifiquei) coisas para alcançar meu sonho, e espero que a resposta seja positiva. Caso não seja, aceito sugestões para me ajudar. Enfim, muito obrigado pela atenção!

Carregando publicação patrocinada...
3

Tenho 17 anos e comecei a programar aos 14. Durante todo esse tempo de estudo, fiz poucos freelancers, pois é uma área muito concorrida e demanda tempo. Atualmente, sou bolsista na instituição federal onde estudo, o que é muito gratificante. No entanto, sei que isso não é a realidade de muitos. Sacrifiquei muitos finais de semana e feriados para cumprir a carga horária.
Dica: você não precisa se candidatar a vagas em lugares distantes. Na sua própria cidade ou até mesmo entre amigos e familiares, há pessoas que precisam de serviços relacionados à tecnologia. Perceber isso me ajudou a conseguir trabalhos na região, mesmo que fossem simples, como criar uma página de vendas.

1

Entendo, vou tentar caçar uns freelancer para back end ou até mesmo vou começar a estudar front para fazer esses freelas. Valeu guerreiro!

1

Sistema de ensino integral é horrível, no seu caso, eu focaria em projetos pessoais que sejam úteis, para ganhar um pouquinho de destaque na comunidade de programadores em sua "bolha", assim abrindo mais possibilidades de conexões para trabalhar.
Computadores não gastam tanto assim, acredito que é super tranquilo manter ligados o dia todo, há de ter formas menos prejudicial ao seus estudos pra economizar na conta de energia.
Presumo que ta no primeiro ano do ensino médio, como disse, aproveita bastante esse tempo, pois quando começar a trabalhar as coisas vão piorar para continuar estudando (dentro ou fora da área).
Pra responder mais diretamente a sua pergunta, jovem aprendiz de programação pra mim é lenda, não existe. Os freelancers mesmo que seja possível, mas acho que teria que mentir sua idade. Procure fazer web sites de pequenos negócios na tua cidade.

1

Você acha valido eu aprender front-end para fazer freelancer, e após um certo tempo (quando eu já estiver com resultados no freelancer) eu voltar a estudar Java e virar um desenvolvedor Full Stack?