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[Dúvida] [GameDev] Devo continuar meu projeto de game jam e colocar na steam?

Introdução

Semana passada entrei na minha primeira game jam Code for a cause com o jogo Purple, RUN!!!.

Eu já desenvolvi outros jogos antes de forma pessoal mas nunca avançei para lança-los de fato, sempre tive vontade porém a sensação de não ser bom o suficiente nunca me concluir.

Mas aconteceu algo direfente enquanto eu fazia esse jogo...eu estava me divertindo jogando ele... me divertindo de verdade.

Tentando ser mais rápido a cada run, pensando em como eu poderia melhorar as mecanicas e torna-lo mais envolvente.

Então aí vem a minha dúvida principal, essa sensação é só orgulho por ter terminado um projeto ou realmente o jogo possui algum potêncial?

Gostaria de um feedback honesto. :)

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Olha, depende muito do que vc realmente tem como objetivo com esse jogo. Alguns já responderam o q quero dizer, mas irei replicar aqui de acordo com meu ponto de vista.

Primeiro q "me divirto jogando ele" nunca deve ser o parametro principal para escolha se posta ou não na steam. Vc precisa conhecer um pouco sobre a dinamica de jogos na steam, afinal vc irá vender um produto. Jogo não é só criar, mas também saber como vender (a não ser q vc terceirize isso). É só olhar a infinidade de jogos q estão na steam e q para o criador é legal, mas pro resto não é, pois o cara não soube vender seu produto.

Tbm eu acho q steam é caro pacas para iniciantes sem experiência. São 100 dólares (ou próximo de 600 reais). Ai nesse caso vc tem 2 alternativas. Ou vc utiliza esse jogo como experiência para ver como é adicionar um jogo no steam, tendo em mente q existirá uma chance de não ter retorno, ou vc procura por alternativas, como o itch.io.
Mas mesmo assim vc não deve deixar de conhecer a dinamica de vendas de jogos do itch.io, pois é diferente do steam.

Outra coisa q vc precisa entender é q colocar em lojas precisa saber vender seu produto, ou seja, vender seu jogo. Não é só adicionar na steam e esperar q o pessoal vá lá e compre seu jogo, esse estilo de venda já não existe mais e quem acredita está fadado à frustração. Portanto existem várias formas de vender, não vou falar todos pq nem eu sei todos, mas vc pode mandar keys para youtubers X, vc pode criar demo gratuita, vc pode criar um canal no youtube e divulgar seu jogo, vc pode participar de eventos da steam ou outros eventos grandes e divulgar seu jogo, usar a técnica da whishlist... bem, esses são só alguns exemplos.

Ai o último é q vc tem q criar um cenário chamativo, que vai tanto de imagens, vídeos de divulgação, conteúdos q atraiam o público certo. Saber usar as tags corretas também conta mto.

Bom, no final vc percebe q não é só colocar no steam q vai dar certo. Lembra q o maior problema não é colocar o jogo na steam e sim como lucrar com ele. Se vc tem certeza (diferente de achar) q realmente terá pessoas interessadas no seu jogo, poste. Ou se vc está fazendo para aprendizagem de postar um jogo sem se preocupar com os 100 doletas, poste. Caso contrário, vc precisa aprender a ver o cenário da steam antes de arriscar nele, ou buscar por alternativas.

Se fosse eu, e tivesse esse dinheiro pra investir, eu faria sim, mas sabendo q existe uma chance alta não lucrar com esse jogo, pois se vc tem interesse na área, esse valor é um investimento, pois além de vc aprender como é postar um jogo na steam, vc tbm irá aprender como funciona a dinâmica dentro do steam, assim sendo q o próximo jogo vc terá uma melhor noção de como colocar seu jogo e atrair mais o público correto, e possivelmente ter mais vendas.
Tudo é um processo de aprendizagem. Se vc tiver objetivos claros e palpáveis do que vc quer, é mais fácil aprender sobre eles. Se vc simplesmente jogar lá por jogar, vc não tirará aprendizagem nenhuma por não saber o q precisa aprender e a chance de frustar é alta, já q não é tão barato postar jogos na steam.

Boa sorte ai na sua escolha, e vai fundo.

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Eu acho que vale tu lançar o jogo justamente pra entender a dinamica de uma steam ou outro mercado. pois há muitos problemas nessa parte menos "glamurosa" no desenvolvimento de jogos. Por conta disso acho que vale justamente pra tu ver os problemas e desafios.

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