Executando verificação de segurança...
4

O que fazer com dados bancários (CPF) de golpistas?

Recentemente tenho recebido notícias de muitas tentativas de golpe por whatsapp, onde o golpista se passa por algúem da família, e pede um PIX pra um CPF de outra pessoa. Quando acontece comigo, geralmente tento ocupar o tempo do golpista da melhor forma possível com frases sem sentido, até conseguir que ele me mande os dados bancários.

Porém, ultimamente fiquei pensando:

  1. Esses CPFs são realmente dos golpistas, ou também fazem parte do golpe, sendo de "laranjas" ou algo assim?
  2. Caso seja realmente o dado do golpista, o que poderia ser feito de útil pra "punir" o infeliz?

Uma ideia que me veio foi de criar uma lista online que possa ser alimentada por todo mundo com os dados dessas pessoas, mas com certeza a comunidade pode ter ideias mais criativas!

Carregando publicação patrocinada...
4

o que poderia ser feito de útil pra "punir" o infeliz?

Cabe a você apenas abrir um boletim de ocorrência na delegacia de sua cidade informando a situação.

criar uma lista online

Se você publicar esses dados o golpista pode te processar e quem avaba sendo punido é você. Jamais divulgue dados pessoais de outras pessoas.

1

Faz isso não... Encrenca pra ti...

O governo deveria disponibilizar a consulta do registrato em uma lotérica, onde o sujeito apresenta um RG/CPF e recebe um mini relatório com contas bancárias, empréstimos, etc. Poderia então ir no banco e pedir pra cancelar, fazer BO, etc. De repente até pegar o dinheiro do golpista.

Ajudaria muito, porque muitos tem o cpf usado e nem sabem. O Brasil ainda tem um segmento desbancarizado muito grande, e essas pessoas nem sabem que criaram contas bancárias em seus nomes...

1

Sei como é esse senso de justiça, mas combater um crime com outro crime é a pior coisa a ser feito, por mais que o cpf seja do bandido (geralmente a maioria é de laranja), postar lista de informações de dados pessoas pode acarretar crimes da LGPD, é tipo o negocio do "Eu sou Ladrão e Vacilão" que tatuaram na cara do bandido, provavelmente o tatuador teve mais problema que o próprio bandido juridicamente.

1

É quase certo que esses dados são de laranjas, e muitas vezes esses laranjas nem sabem disso, também podem ser vítimas desses golpes.

Abra o B.O., é a coisa certa a ser feita, não dê uma de Batman.

1
1

Mas não acho que seja a maioria, acho que muita gente cai naqueles sites mascarados: Consulte seu FGTS, basta informar o CPF e mais alguns dados

1

Respostas

  1. Em geral, os golpistas costumam usar CPFs de "laranjas".
  2. Independentemente de serem dados dos golpistas ou não, você não deve expor essas informações ao público. A pessoa titular do CPF pode acionar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e processar por divulgar informações pessoais na web e afins.

Correto a ser feito

  1. Contratar um advogado especialista em crimes cibernéticos.

    Recomendação: Dra. Digital

  2. Registrar as evidências na plataforma Verifact
  3. Registrar o Boletim de ocorrência com os dados da Verifact e afins.
  4. Contatar as plataformas, explicar a situação detalhada com o número do B.O e as evidências.

Mesmo depois da punição, se o golpista ainda continuar se passando por alguém, o que resta é processar o golpista usando as evidências, boletim de ocorrência e afins.