[Minecraft/Java] Resumão de spigot
O que é o spigot ??
O spigot consiste em uma modificação de minecraft feita apenas do lado do servidor, ou seja, ele é responsável por adicionar conteúdos customizados aos servidores de minecraft e ainda por cima não exige que o usuário instale programas adicionais, pois como dito antes a modificação é feita apenas do lado do servidor.
Forge, Spigot, Bukkit... tantos nomes...
O Spigot é uma evolução de um sistema antigo, porém com uma história muito consolidada, chamado "Bukkit", que basicamente tinha a mesma função de spigot.
O Spigot também possui outros "filhos", como paperspigot, purpur e entre outros, porém eu recomendo a aprender principalmente o spigot, pois ele é mais consolidado entre a comunidade de plugins.
O Forge é uma modificação feita do lado tanto do cliente, quanto do servidor, ele é muito mais poderoso, pois é capaz de criar mods com diversos conteúdos como itens e dimensões. porém o usuário precisará baixar os mesmos mods para entrar no servidor, pois ele modifica também o client, porém não abordarei o forge neste tópico.
Porque aprender spigot
A comunidade de plugins e servidores de minecraft é uma comunidade bem ativa, com vários fóruns onde você pode tirar dúvidas, (como por exemplo Este) e também existem vários donos de servidor dispostos a pagar por um plugin customizado.
Também é possível gerar renda passiva através de um site onde você possa vender seus plugins onde donos de servidor posssam comprar, ou talvez você possa criar um servidor e vender VIPs (cargo especial dentro de um servidor).
Como começar
Existem vários tutoriais bons e em português no youtube sobre bukkit/spigot e até cursos na udemy, mas uma boa forma, é ler a Documentação e a JavaDoc. Mas eu darei um bom resumo pra vocês neste tópico
Main
Para criar a classe main no spigot você precisa importar o spigot usando gradle,maven ou até a jar e criar uma classe que herda de JavaPlugin
e Sobrescrever os métodos OnEnable()
e OnDisable()
AutoExplicativo
public class TestPlugin extends JavaPlugin{
@Override
public void onEnable() {}
}
A parte do código por incrível que pareça é só isso, mas precisa de um documento chamado plugin.yml, você precisa cria-lo dentro da pasta do projeto, este é o arquivo que o servidor do spigot precisa para "enchergar" seu plugin
name: PluginTest
version: 1.0
main: br.com.pemei.testplugin.TestPlugin #Nome completo da classe main
author: [PeMei]
description: Test
Comando
Pronto agora você criou seu primeiro plugin, mas infelizmente ele não ainda não faz nada, vamos adicionar um comando que cure o jogador, mas vamos ter um pouco de organização e escreve-lo em outra classe, crie uma classe nova e implemente a interface CommandExecutor
, o classe ficará assim:
package br.com.pemei.testplugin.commands;
//imports ocultados
public class ComandoCurar implements CommandExecutor{
@Override
public boolean onCommand(CommandSender sender, Command arg1, String arg2, String[] args) {
// TODO Auto-generated method stub
return false;
}
}
O método tem quatro parâmetros, mas vamos focar em 2, o sender é uma referência a entidade que executou o comando e o args são uma lista de parâmetros passados na hora de executar o comando, agora vamos brincar um pouco com eles.
Primeiro tenho que verificar se quem executou o comando foi um player ou um console, depois dar um cast e finalmente setar a vida do player para 20
@Override
public boolean onCommand(CommandSender sender, Command arg1, String arg2, String[] args) {
//verificando se tem é admin
if(!sender.isOp())
return false;
//verificando se é um player
if(!(sender instanceof Player))
return false;
//cast
Player player = (Player) sender;
//setar vida
player.setHealth(20);
//mandar mensagem
player.sendMessage(ChatColor.GREEN + "Você foi curado");
return true;
}
}
Ainda não estou satisfeito, eu quero brincar um pouco mais com argumentos.
Agora quero que dê para um admin curar outro player.
Se ele der /curar PeMei vai curar outro player e se ele der /curar vai curar ele mesmo.
@Override
public boolean onCommand(CommandSender sender, Command arg1, String arg2, String[] args) {
//verificando se é um player
if(!(sender instanceof Player)){
sender.sendMessage("Você não é um player");
return false;
}
//verificando se tem é admin
if(!sender.isOp()){
sender.sendMessage(ChatColor.RED + "Você não é admin!");
return false;
}
if(args.length > 1) {
sender.sendMessage(ChatColor.RED + "Argumentos inválidos");
return false;
}
//cast
Player player = (Player) sender;
//se não tiver parâmentro, vai curar ele mesmo
if(args.length == 0) {
//setar vida
player.setHealth(20);
//mandar mensagem
player.sendMessage(ChatColor.GREEN + "Você foi curado");
return true;
}else{
//procurar player
Player targetPlayer = Bukkit.getPlayer(args[0]); //spigot é uma fork do bukkit, então tem esse método
//verificando se player é nulo
if(targetPlayer == null) {
player.sendMessage(ChatColor.RED + "Este player não existe ou está offline");
return false;
}
//curar player e mandar mensagem para ambos
targetPlayer.setHealth(20);
targetPlayer.sendMessage(ChatColor.GREEN + "Você foi curado por " + ChatColor.GOLD + player.getDisplayName());
player.sendMessage(ChatColor.GREEN + "Você curou o player com sucesso");
}
return true;
}
Agora com o comando feito, é preciso registrar-lo no plugin.yml para o servidor spigot poder enchergar esse comando
commands:
curar:
aliases: [heal,cura] #aliases é uma lista de 'apelidos' pro comando
description: Cura
O comando está registrado, mas por enquanto ele não faz nada pois ele não está linkado com a classe, para linkar você precisa fazer esse comando no OnEnable()
:
@Override
public void onEnable() {
this.getCommand("curar").setExecutor(new ComandoCurar());
}
Pronto agora o comando está linkado com com a classe
Eventos
Os eventos são certas "ocorrências" que ocorrem no servidor, por exemplo, quando o player quebra um bloco ele dispara um evento de quebrar bloco para todos os plugins dentro do servidor usando por debaixo dos panos o padrão GoF Chain of Responsability (Handler)
Neste exemplo nós vamos bloquear o PvP neste servidor usando apenas eventos
Para colocar seu ouvido num evento, primeiro vamos criar uma classe com a interface listener
(cuidado com imports), esse é uma interface vazia e sem métodos, mas que é necessário colocar para que o spigo compreenda que é um classe de escuta
public class Escuta implements Listener{}
Agora vamos adicionar um método void com um objeto event de parâmentro para que ele seja executado toda vez que "ouvir" o evento, o parêmetro é importante para definir qual vai ser o evento
public void onEscutar(EntityDamageByEntityEvent e) {}
Agora vamos adicionar a lógica ao evento, primeiro vamos verificar se são dois player e se for, vamos anular o evento
public void onEscutar(EntityDamageByEntityEvent e) {
//verifica se são dois players
if(e.getEntity() instanceof Player && e.getDamager() instanceof Player) {
//anula o evento
e.setCancelled(true);
}
}
Mas para a classe poder reconhecer o evento, precisa adiconar a anotação @EventHandler
no método, mas antes de darmos uma olhada a fundo nessa anotação, temos que lembrar que esse evento vai passar por todos os plugins do servidor, incluindo o seu e qualquer outro plugin feito por terceiros
A anotação tem duas propriedades, a priority, que basicamente é a prioridade e a importância do evento e ignoreCancelled que define se seu evento vai ser ignorado ou não se ele foi previamente cancelado por outro plugin
@EventHandler(priority = EventPriority.HIGHEST, ignoreCancelled = true)
ATENÇÃO: Não alterar ou cancelar eventos na prioridade monitor
Agora com o evento feito devemos registrar a classe de escuta
@Override
public void onEnable() {
this.getCommand("curar").setExecutor(new ComandoCurar());
Bukkit.getPluginManager().registerEvents(new Escuta(), this);
}
Testando o plugin
Você deve primeiro criar um servidor spigot, primeiro você deve seguir as instruções para compilar o jar do servidor. Depois você deve pegar o jar e colocar em uma pasta separada e renome-lo para "Server.jar" para facilitar, depois disso você deve criar um arquivo de texto com o seguinte código e salvar como start.bat
@echo off
java -Xms2G -Xmx2G -XX:+UseG1GC -jar Server.jar nogui
pause
Na primeira vez que executar ele vai instalar o servidor automagicamente naquela pasta, depois ele vai dar um "erro" falando que precisa de um tal de EULA, para proseguir é simples, vai no arquivo eula.txt que gerou e troca de false para true e execute denovo.
Agora como eu acredito que você muito provavelmente não tenha duas contas originais para testar seu plugin, você precisa habilitar para minecraft pirata.
isso é muito fácil
Você deve editar o arquivo server.properties e deve alterar online-mode=true
para online-mode=false
e pronto, ainda se você quiser você pode alterar o server-ip=
e colocar seu ipv4 do hamachi ou radmin para compartilhar o servidor.
Para colocar Plugins no servidor é facil, primeiro você precisa exportar seu plugin em .jar e simplesmento coloca-lo na pasta plugins/
que gerou e depois fechar e abrir o servidor dando stop
Conclusão
Escrever este tópico me deu muito trabalho, mas escrevi mesmo assim pois eu quero facilitar a jornada para muito iniciantes que estão aprendendo o spigot.
Pois quando eu era iniciante tudo que eu queria era um tópico como este para me guiar nessa imensa comunidade de plugins e servidores. Se este tópico ajudou você nesta jornada, peço que contribua este post com tabcoins.
E se você que é mais experiente e puder melhorar este código (pois fiz as pressas para este tópico) ou dar dicas de programação de plugins em java, encorajo muito você a contribuir com comentários agregando este tópico para que possa compartilhar seu conhecimento com todos aqui