Pico-8: O console antigo que nunca existiu
Consoles de Fantasia
Antes de começar a falar sobre o Pico-8, eu queria explicar o que ele é em começo de conversa.
No cenário de criação de jogos, existe uma categoria bem específica de desenvolvimento que consiste em criar jogos para consoles que nem ao menos existem, ou melhor, que poderiam existir.
Esses são o que chamamos de Consoles de Fantasia, e Pico-8 é o primeiro e mais popular entre eles.
Vale dizer que, mesmo sendo o primeiro console de fantasia criado, Pico-8 não é o único.
Outro exemplo muito popular é o TIC-80, que é um console inspirado em Pico-8, que tem a vantagem de ser gratuito.
Mas pra que ligar pra isso?
Por mais que pareça besteira, consoles de fantasia são uma maneira bem criativa e legal de trabalhar com ideias.
Uma das características princípais desses consoles é que eles foram feitos para te desafiar, pois são feitos com várias regras/limitações que deixaram de existir com o avanço da tecnologia ao decorrer dos anos.
Por exemplo, na criação do seu jogo de Pico-8, você é obrigado a trabalhar com:
- Programação em Lua;
- Uma tela de 128 x 128 com apenas 15 cores;
- Criar músicas com apenas 4 canais de áudio;
- Programar com um limite de 8192 tokens (que são basicamente quantas palavras você pode escrever);
- Um máximo de 128 sprites (cada sprite ocupa um espaço de 8x8 pixels e podem ser combinados para criar sprites maiores, ou metasprites, como chamamos);
- E um tamanho de cartucho de 32 kb;
Esses limites são feitos de uma forma bem inteligente para que você seja obrigado a planejar e otimizar seu projeto da melhor maneira possível, não só na programação, mas em todos os elementos de um jogo, e no caminho você acaba não só tendo um jogo bem legal que foi feito com bastante esforço e dedicação, mas também uma série de novos aprendizados e habilidades em otimizar projetos.
Comunidade Ativa
Outra coisa bem legal é que todo jogo de Pico-8 é open-source, e a comunidade ativamente compartilha recursos como códigos e músicas para ajudar projetos a crescerem.
Um exemplo muito bom de esforço de comunidade é Celeste, que começou como um projeto de Pico-8, e terminou como um dos indies mais premiados de todos os tempos.
Hoje, você pode jogar Celeste Classic, tanto dentro do próprio Celeste como um Easter Egg em um dos níveis do jogo, quanto como um cartucho de Pico-8, que irá lhe permitir a ler o código fonte do cartucho, como eu disse antes.