Executando verificação de segurança...
1

Falta do pensamento.

A mentalidade do pensamento.

A falta de pensamento.
Observando a nova onda de redes sociais curtas e a disseminação de informações rápidas me preocupo com uma geração que vê tudo como um vídeo de segundos. Que não conseguem fazer uma leitura simples do que se pede em algo e por tal se perdem na hora de resolver problemas, o problema não seria então a falta de informações e sim o excesso delas de maneira rápida que não permitem pensar.

O pensamento.
Perdeu-se a curiosidade por coisas novas, pelo excesso delas. Como tal gostaria de avisar a todos que o pensamento é muito mais importante que a contínua deglutição de informações. De fato Schopenhauer avisa em seus livros, que ler um livro é permitir outra pessoa pensar por você e o ato de ler muito significa apenas ler, precisamos então pensar sobre o que lemos e entender o que está sendo dito. Principalmente agora que tudo é apenas visto como algo capitalizável.

Como pensar?
Trazendo para a área da programação, ao ver um curso você sabe apenas o que a pessoa te ensinou e ao cometer um erro você corre a área de comentários. Você está realmente aprendendo assim? O que custa pesquisar por si mesmo e testar todas as opções encontradas? Programar, assim como em qualquer outra área, não é apenas praticar sem pensar. Quando errar se pergunte, onde errei? Por que errei? Como corrigir? Use o pensamento de outras pessoas apenas como últimas opções, não deixe de aprender a pensar.

Robôs? Generalizando
O que eu quero trazer com isso? Quando você (generalizando) compra um curso vê quantas horas ele dura, o que tem nele e começa a ver, vê a aula como o total de minutos dela (Ex.: 20 Minutos) vai fazendo tudo que o professor fala e não pensa, ao terminar pula pra outra aula.
A pergunta é, você aprendeu ou repetiu? entendeu como funciona ou apenas sabe usar aquilo? Apenas você sabe na sua própria mente.
Se questione, se você sabe programar ou é apenas uma I.A. que repete algoritmos segundo o que o desafio pede. Entenda o que você faz e nunca esquecerá, repita o que está vendo no curso como um robô e sempre volte no google, no curso, nos comentários como um robô.
Você quer aprender, trabalhar com isso? Ou ser apenas mais um idiota que acha que vai ganhar 6k fazendo um curso e não tendo cultura alguma?

(Este conteúdo na verdade é um desabafo sobre o que acho que estou vivendo e quero melhorar.
Assinado: Por um idiota.)

Carregando publicação patrocinada...
2

Entendo sua reflexão e concordo que a sociedade atual está cada vez mais desvalorizando as informações em troca de retornos mais imediatos.

O único contraponto que eu poderia colocar é que essa vulgarização da informaçao tem pontos positivos também. Nunca se conheceu uma sociedade tão integrada e conhecedora de assuntos diversos e (por vezes) intercomunicáveis. Sei que o amplo conhecimento raso não é tão valoroso quanto o conhecimento específico aprofundado, mas na grande maioria das atividades profissionais, pode-se obter muito de uma visão mais ampla de conhecimentos em áreas diversas.

Só quis contribuir com este pequeno contra-ponto.

1

Questionar é a genesis do pensamento filosófica mãe de todas as ciencias. De fato nossa cultura carece de qualquer postura questionadora frente ao mar de informação em que somos submetidos.