Pra trabalhar como programador pro governo só sendo formado? Sou desenvolvedor pra um banco vai fazer 3 anos, não me acho extraordinario, mas penso que se eu fosse ruim eu não continuaria trampando no mesmo lugar por tanto tempo. Pretendo fazer faculdade ano que vem, mas me parece interessante trabalhar pro governo. Queria muito fazer um bom serviço por que sempre tive raiva em todos os sistemas que precisei usar.
para você fazer um concurso, precisaria passar por provas de título. Fora isso, nunca vi vagas para analista de sistemas que não tivessem obrigatoriamente um curso superior, até pq a categoria de analista é de curso superior. Você estara concorrendo vaga com outras pessoas, se começar sem faculdade, já estará muito atrás. As pessoas estão com faculdade, mestrado, cursos, mba, certificações, isso tudo já te deixa para trás.
Não necessariamente, mas em geral as vagas pedem isso sim.
O problema de governo é institucional, não que falta gente querendo fazer certo. Falta também, mas todos que chegam com essa vontade perde rapidinho :) Não embarque em canoa furada. Façao o que acha que é bom ,mas se informe bem para não ir iludido, vá preparado, e a chance de sucesso será maior, ou pelo menos menos frustrante.
Sim, raramente não é exigido faculdade. Geralmente é faculdade + pós-graduação. Lembrando que concurso é uma prova seguida de títulos( mas este não é reprovativo). Vantagens você pode ter estabilidade que lhe dá segurança jurídica em caso de perseguição policial (é o que mais tem no serviço público). Outra vantagem é os feriados porém saiba que vc é avaliado frequentemente. Ao contrário do que se prega hoje muitas autarquias públicas não alisa funcionários algumas como a que trabalho é uma luta para conseguir aumento (progressão). Porém depois de alguns anos você pode ter um salário diguino sem perigo de redução ou demissão sem passar por uma processo administrativo (em caso de crime ou baixíssimo redirecionamento profissional).