Aprendendo Figma
Figma
Quem sou eu?
Olá me chamo Nilo Dias, sou UI/UX designer e desenvolvedor no-code. Adoro essa ferramenta que se chama Figma, quero compartilhar um pouco do meu conhecimento com você!
O tal do Figma
Se você chegou aqui provavelmente está ouvindo falar muito sobre o Figma, ele acabou ficando mais “famoso” entre a comunidade de desenvolvimento com a aquisição da Adobe…
Fico feliz que você se interessou por esse conteúdo, eu criei uma playlist ensinando Figma do início ao fim, para você já conseguir desenhar suas primeiras telas. Mas antes, quero te explicar o que é Figma!
Uma ferramenta vetorial, assim como o famoso Adobe Illustrator, mas nesse caso, o Figma é focada no design de telas
Ele foi lançado oficialmente em no dia 27 de setembro de 2016
Veio para ser mais uma opção no mercado, já que quem dominava tudo era o Sketch, software disponível apenas para aparelhos Apple…
Rapidamente ele se popularizou já que trazia alguns diferenciais incríveis, vamos começar com o melhor, é um software grátis! Ele tem sim sua versão paga, mas essa versão é focada para empresas que têm seus times de desenvolvimento trabalhando juntos no mesmo projeto.
Aí chegamos em outro ponto, o Figma é uma ferramenta online e colaborativa, isso significa que é possível ter mais de um designer trabalhando no mesmo projeto, ao mesmo tempo.
Ele também traz nativamente o recurso chamado de inspecionar, esse recurso possibilita que você tenha acesso a informações de desenvolvimento, é muito interessante quando você for entregar o projeto para um desenvolvedor. Antigamente era necessário exportar seu projeto para outro software, para só assim ter acesso a esses códigos, isso significava que você ia pagar mais um software e mesmo assim não funcionava muito bem.
Outro recurso muito útil é a opção de criar protótipos, ele ficou ainda mais interessante com a última atualização do aplicativo para celular. O recurso protótipo da vida ao seu projeto, você consegue navegar pelo seu projeto como se fosse uma versão final, imagine, criar um aplicativo para celulares e rodar o protótipo no seu celular e ver exatamente como seria, no Figma isso é possível. Outro exemplo é a possibilidade de você enviar um link de acesso para o seu cliente ou amigo para ele conseguir navegar pelo projeto e ver como vai ficar a versão final.
Lembra que eu disse que o Figma é online? Então, isso significa que você consegue compartilhar seu projeto apenas mandando um link de acesso, e outra, o Figma roda no navegador, ou seja, não precisa ter um computador super potente para aprender!
Quer colocar a mão na massa?
Para acessar a playlist é só clicar no link logo abaixo.
Fica aqui também o meu convite para participar do canal! Se você tem algum conhecimento na área de tecnologia no geral, quer compartilhar no formato de vídeos entre em contato comigo, assim como a iniciativa do Filipe, vamos deixar essa internet melhor!!!