Executando verificação de segurança...
-14

[Fechamento do X no Brasil] Vcs não acham as alegações de Musk duvidosas? Qual sua opnião?

Assuntos Governamentais Globais (@GlobalAffairs)

"Na noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão caso não cumpríssemos com suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.

Apesar de nossos inúmeros apelos ao Supremo Tribunal não terem sido ouvidos, o público brasileiro não sendo informado sobre essas ordens e nossa equipe brasileira não tendo responsabilidade ou controle sobre se o conteúdo é bloqueado em nossa plataforma, Moraes escolheu ameaçar nossa equipe no Brasil ao invés de respeitar a lei ou o devido processo.

Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato.

O serviço X continua disponível para o povo do Brasil. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar esta decisão. A responsabilidade recai unicamente sobre Alexandre de Moraes.

Suas ações são incompatíveis com o governo democrático. O povo do Brasil tem uma escolha a fazer - democracia ou Alexandre de Moraes."

Essa foi a nota publicada pelo X, depois de encerrar as atividades no Brasil. Claro, por trás da nota tem as ideias do CEO Elon Musk, que vc conhece.

Mas, se analisar essa nota, algumas coisas são duvidosas. Vamos ver isso.

A ordem secreta

No anexo da nota, mostram imagens do mandato do STF. No primeiro paragrafo, dizem que isso foi uma "ordem secreta". Secreta? Isso foi a intimação, não há nada de secreto nem ilegal. Eles anexam na integra da nota, e se vc ler, não vai perceber nenhuma ilegalidade ou algo errado.

Os apelos

Claro, como sabemos, temos o direito constitucional de recorrer. Sabemos que isso tudo está acontecendo devido a justiça brasileira e as decisões de Musk, por trás das ações do X. Acontece que a justiça brasileira determina uma ordem e a empresa, sediada no Brasil e devidamente instalada, não quer cumprir por vontade própria e com justificativas invabíveis. Motivo esses, invalidados nas apelações em suas várias empreitadas de tentar recerter as decisões da justiça brasileira. O X disse que "o público brasileiro não sendo informado sobre essas ordens". E por que deveria? Bom, sabemos que os processos, salvo casos especificos, são publicos e acessíveis pelos portais dos tribunais e sistemas do governo. Não é de responsabilidade do governo informar aos cidadão sobre decisões de processos especificos. Se a pessoa quiser saber, ela pode fazê-lo pelos meios citados.

As ameaças

A pessoa jurídica é a personificação abstrata de uma empresa. Ela representa abstratamente, a pessoa por trás do comando da companhia. Por ser abstrata, não existe forma de um juiz punir a pessoa abstrata, se não seus representantes legais. Inclusive, a lei brasileira diz que os representantes tem autonomia legal, e toda a empresa instalada no Brasil concorda com isso ao iniciar suas atividades. Um exemplo é quando vc compra algo e vem com defeito. Vc é uma pessoa e precisa falar com outra pessoa sobre o problema, vc não consegue falar com a abstração de uma pessoa. Por isso, pessoas físicas são contratadas para representar aquela pessoa jurídica, e elas são responsáveis legais da companhia em que fazem parte. Exemplo, se um funcionário da empresa do ecommerce A furtar sua compra durante o transporte, a responsabilidade é da empresa. Esse é o motivo da justiça direcionar penalidades aos representantes de uma empresa, os representantes legais são os responsáveis.

Juiz que não segue leis

Moraes é o ministro responsável. Poderia ser qualquer outra, mas foi designado a ele por alguns fatores de designação quando um processo chega ao STF (e nesses casos sempre chega). No segundo parágrafo afirmam "Moraes escolheu ameaçar nossa equipe no Brasil ao invés de respeitar a lei ou o devido processo". Espera um pouco! Um juiz não respeitar a lei, e ainda o devido processo?! Isso é no mínimo irônico: um juiz que desrespeita a lei. Vamos recaptular. Quando um processo chega ao STF, é por que o autor o réu, recorrei a todas as instâncias e, então, chega a última, que é o STF. A sua decisão é considerada a definitiva, tanto que vira súmula e passa a valer para processos com a mesma situação. Esse é o devido processo. Até aqui, nenhum desrespeito. Quando chegou, o juiz foi designado, verificou do que se tratava e emitiu uma decisão. Ele verificou que posts que incidem em irregularidades foram publicados na rede social, então, o juiz ordenou que o X removesse. O X resolveu não cumprir, pelos motivos deles. Mas ate aqui não há nada anormal com o devido processo.

Decisões X Democracia

Ao final da nota, o X afima "Suas ações [de Moraes] são incompatíveis com o governo democrático". Seria incompatível se fosse decisões autoritárias, que não respeita leis. Tal como se vê em ditaduras. No entanto, esse não é o caso, como vimos.

Conclusão

Não estou defendendo ninguém. Gosto de observar as coisas e tirar conclusões sobre ambos os lados. Entendo que o STF está agindo normal, mas Musk tem afirmações muito contraditórias, como mencionei acima. Enfim, essa foi minha curiosidade. O que acham? Deixe nos comentários.

Carregando publicação patrocinada...
8

Estou um pouco desapontado.

Não esperava certos posicionamentos dos usuários do TabNews. Se eu não conhecesse alguns e não desse para ver os históricos de postagens, diria que alguns são bem hipócritas.

5

Primeiro ponto: Porque negativei seu post?

Considero o Tabnews como um lugar para discutir questões técnicas da área de tecnologia.

O teor dessa postagem é puramente político. Vou negativar qualquer tema puramente político pois acredito que não vá agregar em nada na plataforma.

No Brasil quando se trata de questões políticas as pessoas são arrogantes, não no sentido pejorativo da palavra, no sentido de todos tem uma opinião formada e uma discussão não vai mudar a opinião do próximo, apenas gerar um conflito.

Segundo ponto: Minha opinião

No Brasil tem lei. Liberdade de expressão tem regras.

Se a pessoa falar algo que não deve ela está cometendo um crime.

Temos diversos casos de gente gritando "Liberdade de expressão" após cometer crimes como Desinformação, Assédio, Difamação ou casos muito mais graves.

Se a pessoa cometer um crime ela deve ser punida.

O X sair do Brasil vai fazer alguma diferença?

Não! Ser ele não cumprir as exigências do governo vai ser bloqueado estando aqui ou não. Quando o Telegram foi bloqueado ele não tinha escritório aqui.

3

Respeitosamente, você acha mesmo que algo como censura irá ser aplicada de forma escancarada e de forma irregular a lei? Como Ministro você acha mesmo que ELE vai fazer algo claramente "contra a lei"? Da mesma forma que milionários evitam pagar imposto através da própria lei, não podemos dizer que algo por não estar diretamente infringindo a lei está correto, um cargo tão alto como o dele tem alto impacto na sociedade e tem de ser questionado sempre que suspeitarmos de irregularidades.

1

Acontece que no direito não há interpretação dúbias, principalmente em decisões de uma suprema corte. Se ele estiver "censurando sutilmente", ele receberia fortes criticas e processos que poderia até levar ele ao impeachment. Seria tamanha burrice uma pessoa chegar a ser ministro e cometer tal erro. Imagina o quanto de poder tem uma companhia como o X. Eles podem contratar os advogados que quiser. Por que esses advogados não indicam essas "censuras sutis" se elas estão acontecendo?! Mas enfim, no Brasil vc tem liberdade de expressão, mas tem responsabilidade também sobre o que fala. Remover um post é uma punição, e não uma censura, como Musk diz.

1

é só olhar os documentos vazados no próprio x. a lei do marco civil da internet. não existe lei de fake news. etc. etc. etc. vazou até o whatsapp onde o dito ministro e seu grupinho recebem e mandam ordens. procura man.

1

O mais triste é que tem quem compre essa ideia de "ações ilegais", "nunca foi feito antes", "ordem secreta"...

E o cenário ainda vai piorar muito a cada dia que ficamos mais próximos das eleições, pois se com escritório aqui, o X já não respeitava a justiça brasileira, agora então ele quer ver o circo pegar fogo e forçar que STF solicite bloqueio do X nas operadoras de internet.

A verdade é que desde que o Twitter foi comprador pelo sul-africano, aquilo basicamente virou terra sem lei, pornografia aparecendo cada vez mais, publicidade do tigrinho a cada 3 tweets do feed, direitos autorais desrepeitados, discurso de ódio sendo considerado "liberdade de expressão".