YouTube quer exibir menos anúncios em momentos interruptivos
A partir de 12 de maio, o YouTube passará a exibir menos anúncios em momentos considerados “interrupções” nos vídeos, como no meio de frases ou cenas de ação. Em vez disso, os anúncios serão inseridos em pausas naturais ou transições.
Atualmente, os criadores podem permitir que o YouTube posicione os anúncios automaticamente, definir os espaços manualmente ou combinar ambas as opções. Para quem prefere o controle manual, a plataforma lançará uma ferramenta no YouTube Studio que indicará se os anúncios selecionados estão em momentos considerados interruptivos, ajudando na otimização dos pontos de inserção.
Segundo a empresa, vídeos que utilizam uma combinação de posicionamento manual e automático geram, em média, 5% a mais de receita publicitária do que aqueles que dependem exclusivamente da configuração manual. No entanto, o YouTube alerta que, após essa mudança, vídeos que mantiverem anúncios posicionados manualmente em locais considerados inadequados poderão ter uma redução na receita.
Além disso, a plataforma adicionará automaticamente novos espaços publicitários em vídeos mais antigos que tinham anúncios inseridos manualmente pelos criadores. Isso será aplicado por padrão, mas os criadores poderão optar por não participar.