YouTube permitirá que criadores decidam se seu conteúdo pode ser utilizado no treinamento de IAs
O YouTube anunciou uma nova configuração no YouTube Studio que permitirá aos criadores de conteúdo escolher se autorizam ou não que empresas específicas de IA utilizem seus vídeos para treinar modelos.
A lista inclui 18 empresas, que poderão ser selecionadas individualmente, como OpenAI, Anthropic, Apple, Meta e Microsoft. Alternativamente, os criadores poderão optar pela configuração “todas as empresas terceirizadas”, permitindo que qualquer organização, mesmo fora da lista, utilize o conteúdo para treinamentos de IA.
Apesar dessa novidade, o Google esclarece que continuará treinando seus próprios modelos de IA em determinados conteúdos do YouTube, conforme os acordos existentes com os criadores. A nova funcionalidade não altera os Termos de Serviço da plataforma, que já proíbem o acesso não autorizado ao conteúdo dos criadores, como o uso de técnicas de scraping.
Por padrão, todas as opções de uso estarão desmarcadas, ou seja, nenhuma empresa poderá utilizar o conteúdo para treinamento de IA sem a permissão explícita do criador.
Os criadores de conteúdo serão notificados sobre o novo recurso nos próximos dias por meio de banners no YouTube Studio, tanto na versão para desktop quanto para dispositivos móveis.