Xbox apresenta IA capaz de gerar gameplays
O Muse é capaz de gerar ambientes de jogo com base em comandos visuais ou ações dos jogadores. Com uma compreensão avançada de mundos tridimensionais e da física dos jogos, ele consegue reagir dinamicamente à forma como os jogadores interagem com um título.
O modelo foi treinado utilizando uma vasta quantidade de dados de jogabilidade humana do jogo Bleeding Edge, em parceria com o estúdio Ninja Theory. Esse treinamento proporcionou ao Muse o equivalente a sete anos de experiência em jogo humano, totalizando 1 bilhão de pares de imagens e ações. No entanto, por se tratar de um projeto inicial, o modelo ainda apresenta limitações, conseguindo gerar visuais de jogo em uma resolução máxima de 300 x 180 pixels.
Além de aprimorar a geração de gameplays, a Microsoft explora como o Muse pode revitalizar jogos clássicos, adaptando-os para hardware moderno. A tecnologia também permitiria que desenvolvedores adicionassem novas experiências a títulos já existentes.
A empresa enfatiza, no entanto, que a intenção não é substituir criadores de jogos, mas tornar o processo de desenvolvimento mais eficiente.
Dom Matthews, chefe do estúdio Ninja Theory, reforça essa visão, afirmando que a tecnologia não será utilizada para a criação de conteúdo, mas sim para agilizar o desenvolvimento de jogos, permitindo que as equipes foquem na criatividade humana.