Windows: mudança drástica / Controvérsia com Black Mirror / Gemini vs ChatGPT
Apresentação vazada mostra que a Microsoft pretende transformar o Windows em um sistema totalmente baseado na nuvem: além de segurança adicional, a mudança permitiria entregar serviços aprimorados de IA e “responder à ameaça do Chromebook”. As informações são do site The Verge.
Buscas sobre termos e condições da Netflix disparam em mais de 1.500% após episódio “A Joan é Péssima” de Black Mirror: não vamos estragar a história para quem ainda não assistiu à série, mas ironicamente, logo após sua estreia, a empresa lançou uma experiência virtual chamada “You Are Awful” (Você é Péssimo), na qual os usuários faziam o upload de suas próprias fotos, autorizando, talvez sem perceber, seu uso para fins comerciais. As informações são do site The Register.
Google DeepMind acredita que seu novo modelo será muito superior ao ChatGPT: ainda em desenvolvimento, o Gemini combina técnicas de aprendizado do AlphaGo, primeiro sistema a derrotar um jogador humano profissional no jogo de tabuleiro Go, e LLMs para permitir novas funcionalidades, como a capacidade de planejar e resolver problemas. As informações são da revista Wired.
NASA e mineradoras disputam território rico em lítio: a bacia de Railroad Valley é o único local nos EUA com todas as características necessárias para a calibração de satélites. O território, no entanto, também é um dos 10 maiores depósitos de lítio do mundo, o que triplicaria os atuais recursos do país. As informações são do site The Register.
Infraestrutura de comunicação com satélites pode eliminar necessidade de cabos submarinos para transmissão de dados entre continentes: cientistas suíços utilizaram lasers para transmitir dados a 1 Tbps em uma distância de 53 km. A tecnologia tem o potencial de permitir conexões de backbone muito mais econômicas e rápidas por meio de constelações de satélites. As informações são do site Tech Xplore.
Após investigação, aplicativo para organização de eventos IRL descobre que 95% de seus 20 milhões de usuários eram falsos: durante a última rodada de investimentos, a startup havia sido avaliada em 1,2 bilhão de dólares. A administração decidiu encerrar as operações do aplicativo. As informações são do site TechCrunch.
Durante fase de testes, Google pede que anunciantes não abusem da nova API de publicidade direcionada no Chrome: o Topics, previsto para chegar com o Chrome 115 em julho, promete oferecer mais privacidade que cookies de terceiros, mas pode ser vulnerável a ataques do tipo fingerprinting, identificando usuários. As informações são do site The Register.