Wi-Fi 8 priorizará confiabilidade em vez de velocidade
A próxima geração do Wi-Fi, atualmente denominada “IEEE 802.11bn Ultra High Reliability”, está em fase de desenvolvimento e ainda deve levar alguns anos para ser finalizada. Segundo a MediaTek, os detalhes finais devem ser definidos até setembro de 2028. O foco da nova tecnologia será a confiabilidade da conexão, mais do que a velocidade máxima de transmissão.
Na teoria, o Wi-Fi 8 se assemelha à versão anterior, utilizando as mesmas quatro bandas de frequência (2,4, 5 e 6 GHz) e a largura de canal de 320 MHz. O Wi-Fi 8 também deverá manter a largura de banda e modulação do Wi-Fi 7, garantindo também compatibilidade com versões anteriores.
O diferencial do Wi-Fi 8 estará na forma como dispositivos, como PCs e smartphones, se comunicam com vários pontos de acesso. A MediaTek vê grande potencial na coordenação entre esses pontos e os dispositivos conectados, com uso de tecnologias avançadas, como:
- Reuso Espacial Coordenado: permite que pontos de acesso ajustem a potência de transmissão e comuniquem-se entre si para aumentar a eficiência, podendo elevar a taxa de transmissão do sistema em até 25%.
- Formação de Feixe Coordenada (Co-BF): evita interferência com dispositivos próximos que não estão usando a rede, direcionando o sinal para quem está conectado, o que pode melhorar o desempenho em uma rede mesh em até 50%.
- Operação Dinâmica de Subcanais: permite ao roteador alocar subcanais dinâmicos para dispositivos mais rápidos, com potencial de melhora de desempenho em até 80%.
- Novas Taxas de Dados: ajusta a velocidade conforme a distância do roteador, proporcionando uma queda de velocidade mais gradual e aumentando a eficiência de transmissão em até 30%.
O desenvolvimento do Wi-Fi 8 dependerá do tempo de aprovação do padrão. O Wi-Fi 7, por exemplo, ainda não foi totalmente aprovado, mas já começou a ser implementado em alguns produtos desde o final de 2023. Espera-se que os primeiros dispositivos com Wi-Fi 8 cheguem ao mercado em 2028, com aprovação final prevista para o final do mesmo ano.