Executando verificação de segurança...
1

WhatsApp passa a criptografar e sincronizar contatos entre dispositivos

A empresa está lançando o sistema “Identity Proof Linked Storage” (IPLS), um mecanismo de armazenamento criptografado focado em privacidade para o gerenciamento de contatos. O IPLS resolve dois problemas comuns dos usuários, sendo eles a perda da lista de contatos ao perder o celular e a impossibilidade de sincronizar contatos entre diferentes dispositivos. Agora, as listas de contatos do WhatsApp estão vinculadas à conta do usuário, e não mais ao dispositivo, permitindo que os usuários gerenciem facilmente seus contatos durante a troca ou substituição de aparelhos.

Além disso, o IPLS possibilita a manutenção de listas de contatos diferentes para várias contas no mesmo dispositivo, cada uma gerida e isolada de maneira segura. O sistema garante a segurança por meio de uma combinação de criptografia, transparência de chaves e o uso de módulos de segurança de hardware (HSMs).

Ao adicionar um novo contato, o nome é criptografado com uma chave simétrica gerada no dispositivo do usuário e armazenado no Cofre de Chaves do WhatsApp, protegido contra adulterações com base em HSMs. Quando o usuário faz login em um novo dispositivo, é estabelecida uma sessão segura com o Cofre de Chaves para recuperar os contatos, utilizando autenticação baseada no par de chaves criptográficas vinculado à conta do usuário.

O IPLS assegura que todos os contatos sejam criptografados de ponta a ponta, garantindo que os dados de contato estejam protegidos desde o dispositivo do usuário até os sistemas do WhatsApp, impedindo interceptações ou acesso por funcionários mal-intencionados da Meta.

Carregando publicação patrocinada...