Volvo adota Rust em seus veículos elétricos, segundo arquiteto de software da empresa
A tecnologia está sendo utilizada na Unidade de Controle Eletrônico (ECU) de baixo consumo, responsável por gerenciar a energia de sistemas de baixa voltagem em modelos como o EX90 e o Polestar 3. Este sistema evita o consumo desnecessário de energia quando o veículo está inativo.
Julius Gustavsson, arquiteto principal do projeto, menciona que já conhecia Rust antes de seu lançamento oficial (versão 1.0) e identificou o potencial da linguagem para substituir C/C++, frequentemente suscetível a bugs de memória. Ele destaca que Rust oferece maior segurança e qualidade no desenvolvimento, reduzindo erros e retrabalho.
A escolha de Rust foi facilitada pelo fato de a ECU não ser um componente crítico para a segurança e utilizar um processador Arm Cortex-M, o que eliminou restrições técnicas e regulatórias. Apesar da adequação da linguagem, Gustavsson aponta alguns desafios, como a execução de testes unitários no hardware embarcado e a cobertura de código.
Atualmente, ele incentiva outros projetos a adotarem Rust, especialmente em casos que exigem alta confiabilidade e disponibilidade, ressaltando que a linguagem contribui para a qualidade do software. A própria gerência da Volvo demonstra interesse em expandir o uso de Rust na empresa.
No entanto, Gustavsson reconhece que Rust pode não ser a melhor opção para prototipagem rápida, devido às exigências do compilador, que demanda atenção a detalhes desde o início.