Vivo, Claro e TIM lideram ranking global de velocidade 5G, segundo estudo
Os dados são de um relatório divulgado pela Opensignal, que subdivide os resultados em duas categorias, considerando operadoras que atuam em mercados com áreas maiores e menores que 200 mil km².
No grupo de países com maior extensão territorial, onde o Brasil se enquadra, a Vivo lidera com uma média de velocidade de download de 365,6 Mb/s, seguida pela Claro (359,6 Mb/s). A TIM ocupa a sétima posição, com uma média de 327,9 Mb/s.
Segundo a Opensignal, a melhoria na velocidade média no Brasil está relacionada à liberação do espectro de 3,5 GHz e à instalação do padrão Standalone (5G SA). Embora o 5G SA esteja disponível no país, sua adoção ainda é limitada, em parte devido à necessidade de troca de chip. Além disso, Claro e TIM exigem a contratação de planos ou pacotes específicos da categoria pós-paga para acessar essa tecnologia.
Apesar de liderarem o ranking de velocidade 5G, nenhuma das três principais operadoras brasileiras aparece no top 20 de outros rankings da Opensignal, que avaliam a experiência de uso em jogos, chamadas de voz, vídeo e chamadas por aplicativos (VoIP).
Especialistas apontam que as operadoras brasileiras ainda precisam expandir significativamente a cobertura do 5G, especialmente nas cidades onde o serviço já foi ativado. Em abril, a Opensignal relatou que o sinal 5G estava disponível em menos de 10% do tempo.