Executando verificação de segurança...
2

TypeScript: “não vale a pena” / Nova IA do STF / Minerador duplo uso

Rich Harris, criador do Svelte, acredita que TypeScript “não vale a pena”: ele defende o uso do conjunto JavaScript e JSDoc no core do framework – a abordagem possui todos os benefícios de segurança do TypeScript, sem a desvantagem do suporte adicional necessário à linguagem. Harris reforça, entretanto, que sua opinião é válida especialmente no contexto do desenvolvimento de libraries e não na construção de uma aplicação. As informações são do site DevClass.

STF está finalizando testes em nova ferramenta de inteligência artificial: a VitórIA irá agilizar o agrupamento de temas repetidos ou similares tratados pela corte. Não há informações técnicas sobre o modelo, mas foi desenvolvido pela equipe técnica do tribunal durante oito meses. O STF já opera dois outros robôs, o RAFA 2030 (integração da Agenda 2030 da ONU) e Victor (análise de temas de repercussão geral). As informações são do portal do STF.

Startup lança nova versão do seu minerador Bitcoin que também funciona como aquecedor de ambiente: o HeatBit Mini combina um minerador ASIC e uma ventoinha para direcionar o calor gerado pelo processo de hashing. No entanto, levando em conta o hashrate de 10 TH/s e custos de eletricidade, o dispositivo geraria um retorno positivo, mesmo se rodasse 24 horas por dia. O aparelho custa a partir de 299 dólares. As informações são do site Hackaday.

Governo brasileiro participa de simulação de ataques cibernéticos promovido pela OEA e AWS: o exercício durou três horas, com servidores federais lidando com diferentes ataques sucessivos e recursos limitados. A ideia agora é compartilhar a experiência com outros países da região que já participaram da simulação, como Colômbia, Argentina e Chile. As informações são do site Convergência Digital.

47,4% de todo o tráfego na Internet vem de bots: o número marca um aumento de 5,1% na comparação anual, fazendo o volume de tráfego humano cair para seu nível mais baixo em oito anos. Versões maliciosas desses bots – automações para abuso e ataques – representam 51,2%. Os setores mais afetados são turismo, varejo, bancário, jogos e telecomunicações. As informações são do site Security Magazine.

Microsoft levará quase um ano para corrigir vulnerabilidade do Secure Boot: a correção da falha (CVE-2023-24932) irá invalidar arquivos ISO, backups e outras mídias de recuperação criados antes do patch. O processo será implementado em três fases para dar tempo às equipes de TI se prepararem, com o patch sendo habilitado por padrão no primeiro trimestre de 2024. O malware BlackLotus já é capaz de contornar o sistema inicialização segura de placas-mãe, permitindo a execução de códigos maliciosos antes de carregar o Windows. As informações são do site Ars Technica.

Google disponibiliza oito novos domínios de topo: .phd, .prof, .zip, .mov, .nexus, .dad, .esq e .foo. A comunidade não reagiu bem aos novos TLDs – o reaproveitamento da extensão de arquivos populares como .zip e .mov pode gerar confusões. As informações são do site Hackernews.

Carregando publicação patrocinada...
2

Respeito a opinião de todo mundo, mas há muitos anos eu percebi o quanto tipagem estático e outros contratos, OOP e algumas técnicas que estão presentes em TypeScript, são feitas quase que só para quem precisa desenvolver bibliotecas e não tanto para quem fará aplicações (só para arrumar mais polêmica, OOP em PHP foi introduzido mais para criar Laravel e afins que para fazer sites). Não vou entrar em detalhes aqui porque não é o foco, mas OOP completo a maioria das pessoas não precisa em grande parte das aplicações, especialmente as que usam tipagem dinâmica.

Obviamente que ele pode ter alguma razão, e ele está certo na carga de TS, e eu não conheço as ferramentas que ele usa, mas parece que não dá nem para comparar (pelo que vi no YT linkado), ainda que eu duvide que elas tão efetivas quanto parece dizer. Me parece justificativa para usar algo que gosta, e isso é tanto uma opinião sem muita base quanto talvez seja a dele. Se tivesse uma informação extremamente detalhada eu levaria mais a sério.

De qualquer forma não me afetará, ele pode fazer o que achar melhor, algumas pessoas gostarão, e se for pior eu não pagarei preço algum. Nem vou dizer algumas coisas que estou pensando aqui? :P

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1