Executando verificação de segurança...
1

Tetris pode reduzir sintomas de transtorno de estresse pós traumático (PTSD), segundo pesquisa

O distúrbio é caracterizado por memórias intrusivas ou flashbacks, nos quais os indivíduos relembram eventos traumáticos de forma vívida, como se estivessem os revivendo, podendo afetar a saúde mental, o sono, a concentração e a capacidade de realizar atividades diárias.

Tradicionalmente, os tratamentos para PTSD incluem sessões de terapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e a terapia de exposição, que frequentemente requerem múltiplas consultas com profissionais qualificados.

A pesquisa envolveu 164 participantes, todos profissionais de saúde que enfrentaram experiências traumáticas durante a pandemia. Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que ambos monitoraram suas memórias intrusivas por uma semana, registrando a frequência dos flashbacks. Após esse período, um dos grupos foi instruído a realizar uma tarefa visual — jogar Tetris — enquanto o outro grupo participou de uma tarefa não visual, como ouvir rádio.

Os resultados indicam que o grupo que não participou da tarefa visual ainda experienciava cerca de cinco flashbacks por semana, enquanto o grupo que jogou Tetris relatou uma média de apenas um flashback semanal. Inicialmente, os participantes experimentavam uma média de 15 flashbacks por semana. Além disso, os benefícios do tratamento persistiram por seis meses.

A explicação para esses resultados reside no envolvimento visual e na tarefa mental exigida pelo jogo, onde os jogadores manipulam blocos de diferentes formas para encaixá-los em uma grade. Esse processo requer recursos cognitivos significativos, que podem interromper a capacidade do cérebro de reproduzir memórias intrusivas.

A distração proporcionada pelo jogo impede que os flashbacks relacionados ao trauma se tornem profundamente enraizados.

Carregando publicação patrocinada...