SanDisk anuncia planos para SSDs de 1 petabyte
A SanDisk revelou planos para o desenvolvimento de SSDs com 1 petabyte (1.024 terabytes) de capacidade, utilizando uma nova tecnologia chamada UltraQLC.
Segundo a empresa, essa inovação permitirá uma infraestrutura de armazenamento moderna sem comprometer densidade, desempenho ou eficiência energética. Além de oferecer capacidades extremamente altas, a tecnologia também reduzirá a latência, possibilitará maior largura de banda e aprimorará a confiabilidade em ambientes de hiperescala. No entanto, ainda não há previsão de lançamento para o produto, que será voltado para aplicações profissionais.
Antes da chegada do SSD de 1 petabyte, a SanDisk já pretende lançar modelos com 128 terabytes, equipados com chips NAND de 2 terabits. Na sequência, a empresa deve expandir a linha com unidades de 256 e 512 terabytes nos próximos anos, preparando o caminho para a futura versão de 1 petabyte.
Em paralelo, a SanDisk também planeja utilizar a tecnologia 3D NAND no desenvolvimento de módulos High Bandwidth Flash, capazes de fornecer até 4 TB de VRAM para GPUs. Essa inovação pode abrir novas possibilidades para aplicações de IA, especialmente em processos de inferência de dados.