Sam Altman admite que OpenAI pode estar do "lado errado da história" em relação ao código aberto
Durante uma sessão de perguntas e respostas (Ask Me Anything, ou AMA) no Reddit, Sam Altman reconheceu que a OpenAI pode ter adotado a abordagem errada em relação ao código aberto. Ele afirma que a crescente concorrência da DeepSeek reduziu a liderança da OpenAI no setor e que a empresa precisa reconsiderar sua estratégia para o desenvolvimento de tecnologias abertas — embora essa não seja uma prioridade no momento e nem todos dentro da companhia concordem com essa visão.
No passado, a OpenAI disponibilizou o código-fonte de alguns de seus modelos, mas atualmente prioriza sistemas proprietários e de código fechado. Em uma resposta complementar, Kevin Weil, diretor de produtos da OpenAI, afirma que a empresa avalia a possibilidade de tornar públicos modelos mais antigos que já não são considerados de última geração, mas não forneceu detalhes adicionais.
Altman também menciona que a DeepSeek pode pressionar a OpenAI a revelar mais sobre o funcionamento interno de seus modelos de raciocínio, como o recém-lançado o3-mini. Atualmente, esses modelos ocultam seu processo de pensamento para dificultar que concorrentes extraiam dados de treinamento. Em contraste, o modelo DeepSeek R1 expõe sua cadeia de raciocínio completa. Weil afirma que a OpenAI está buscando um equilíbrio adequado entre a transparência e a proteção de seus produtos.