Rust Foundation busca melhorar a interoperabilidade entre Rust e C++
A “Interop Initiative” é uma iniciativa destinada a aprimorar a interoperabilidade entre as linguagens Rust e C++, com foco em torná-la acessível ao maior público possível. O objetivo central é facilitar a integração "dentro do mesmo executável", por meio de mecanismos como incorporação em linha, que possibilitam "compilação integrada", ou o uso de interfaces de função estrangeira (FFI).
A iniciativa recebeu um aporte de 1 milhão de dólares do Google e propõe uma abordagem colaborativa para resolver os desafios de interoperabilidade, envolvendo as principais partes interessadas de ambas as comunidades. Em vez de estabelecer soluções específicas, a declaração oficial serve como base para que a comunidade contribua com a formação de uma direção estratégica e implemente melhorias táticas.
A declaração define três abordagens principais:
- Melhorar ferramentas existentes e resolver problemas táticos de curto prazo para reduzir o atrito e os riscos da interoperabilidade.
- Construir consenso em torno de objetivos de longo prazo, incluindo mudanças no Rust para alcançar melhorias significativas.
- Avançar a qualidade da interoperabilidade para ambas as linguagens, alinhando-se aos objetivos mútuos de segurança e desempenho.
A fundação destaca que a interoperabilidade é essencial para alcançar segurança e desempenho de maneira sustentável e escalável. Embora avanços tenham sido feitos em bibliotecas para facilitar a integração entre Rust, C e C++, o suporte no nível de linguagem e compilador permanece praticamente inalterado desde os primeiros dias do Rust. Com o crescente interesse em integrar Rust a bases de código em C++, a necessidade de uma interoperabilidade mais segura, eficiente e acessível torna-se cada vez mais evidente.