Executando verificação de segurança...
3

Relatório indica que migração para nuvem não cumpriu expectativas de custo-benefício para empresas

Entre as companhias entrevistadas, 33% questionam o valor e as promessas associadas aos serviços oferecidos por organizações como AWS, Microsoft e Google. Mais da metade dessas companhias relatam um aumento nas contas de nuvem.

Comparações diretas para uma configuração simples de três nós com 200 GB de armazenamento persistente e 5 TB de transferência de dados indicam aumentos de 14,1% nos preços da Microsoft Azure, aproximadamente 13% no Google Cloud e 8,1% na AWS.

John David-Lovelock, analista da Gartner, observa que "o rápido aumento no custo da eletricidade pós-pandemia, junto com o aumento no custo de profissionais de TI qualificados, colocou a entrega em nuvem sob novas pressões de custo que tiveram que ser repassadas”, eventualmente chegando ao usuário final.

Enquanto Microsoft e Google optaram por não comentar sobre as informações divulgadas, a AWS afirma ter reduzido seus preços 134 vezes desde o lançamento de seus serviços.

Carregando publicação patrocinada...
1

Essa bolha de nuvem vai estourar logo na minha humilde opinião, os datacenters terão cada vez mais consumo tanto de energia elétrica quanto de água (que já são enormes), elevando os custos de armazenamento, ainda mais quando as IA's realmente começarem a ser de fato utilizadas pelo grande público (é o que eles dizem que vai acontecer). Imagina o tanto de informação que deverá ser armazenada!