Relatório indica que Google frequentemente exibe números de telefone falsos para empresas legítimas em suas buscas
Esses registros são frequentemente utilizados por golpistas para enganar pessoas e roubar dinheiro, podendo ser encontrados na seção "As pessoas também perguntam" nos resultados, apresentando sinais claros de fraude, como fontes suspeitas e sites não afiliados às empresas reais. Embora o Google tenha sido notificado sobre a presença desses números falsos, eles permaneceram visíveis por 24 horas.
Parece haver um padrão persistente de golpistas que conseguem enganar o Google para exibir números falsos para empresas como companhias aéreas, hotéis, empresas locais e bancos, potencialmente causando prejuízos para as vítimas. Um caso notável envolveu um homem que, ao procurar suporte ao cliente da Coinbase, acabou ligando para um impostor que lhe roubou 100 mil dólares.
O Google afirma que, ao identificar listagens que violam suas políticas, age rapidamente para removê-las. No entanto, a frequência com que impostores continuam a aparecer sugere uma falha persistente no sistema.
Recomenda-se cautela ao usar números de telefone encontrados no Google ou Google Maps e verificar cuidadosamente as informações de contato para evitar ser enganado por golpistas.