Relatório do LinkedIn indica que Brasil ocupa terceira posição no crescimento do setor de cibersegurança
O aumento no número de profissionais da área no país aumentou 4,5% entre maio de 2023 e de 2024, superado apenas pela Alemanha (4,7%) e Espanha (5,5%). O Brasil também lidera na proporção de vagas de cibersegurança em relação a outras indústrias nos últimos quatro anos, com um crescimento de 11,2%.
Em contraste, 8 dos 14 países analisados apresentaram uma queda na proporção de vagas, indicando uma possível estagnação global no setor. A confiança em investimentos em segurança cibernética tem sido abalada por eventos como apagões de TI e falhas em grandes empresas, como a CrowdStrike. No entanto, o Brasil demonstra grande potencial de crescimento. Se todos os profissionais brasileiros com habilidades ou certificações em cibersegurança estivessem empregados na área, o setor poderia crescer 41,7%.
Um dos principais desafios enfrentados é a qualidade das vagas oferecidas. O estresse relacionado à proteção de sistemas críticos contra cibercrimes está levando quase um terço dos profissionais da área a abandonar seus cargos.