Qualcomm e Google permitirão até oito anos de atualizações em dispositivos Android
A Qualcomm, em parceria com o Google, lançou um programa para oferecer até oito anos de atualizações de software e segurança para dispositivos equipados com seus novos processadores, começando pelo Snapdragon 8 Elite e o Android 15. O programa também abrangerá futuros processadores das séries Snapdragon 8 e 7 que serão lançados ainda este ano, mas não incluirá chips mais antigos.
A iniciativa visa proporcionar aos fabricantes uma base de software estável por mais tempo, incluindo atualizações do Android OS e do kernel, sem a necessidade de grandes modificações no código original dos dispositivos. Como parte do programa, a Qualcomm garantirá duas atualizações do Android Common Kernel.
Isso é viabilizado pelo Project Treble, uma iniciativa do Google que separa o código do sistema operacional do código específico do fabricante do chip — também chamada de “vendor implementation” — facilitando a aplicação de atualizações.
No entanto, a decisão de disponibilizar essas atualizações continuará sendo dos fabricantes de smartphones. O Google, com o Pixel 9, e a Samsung, com o Galaxy S25, já se comprometeram a oferecer sete anos de suporte.