Qualcomm cancela seu mini PC com Windows on Arm
O Snapdragon Dev Kit, inicialmente previsto para ser lançado em junho, foi cancelado pela Qualcomm. Em um e-mail enviado aos clientes, a empresa afirma que o dispositivo não atendeu aos seus "padrões usuais de excelência" e que todos os pedidos seriam reembolsados. A Qualcomm não forneceu detalhes sobre o motivo que levou meses para chegar à decisão de cancelar o hardware antes de sua entrega à maioria dos usuários.
Alguns desenvolvedores, como Jeff Geerling, chegaram a receber o kit antes do cancelamento. Geerling desmontou o dispositivo e publicou uma análise completa, concluindo que, embora o mini PC tivesse um desempenho comparável ao M3 Pro da Apple, a falta de suporte ao Linux e restrições quanto à revenda do produto tornaram o hardware uma oportunidade desperdiçada.
Um dos fatores que podem ter contribuído para o cancelamento é a ausência da porta HDMI. Apesar de o kit ter sido anunciado com essa porta, Geerling descobriu que os chips estavam configurados para uma conversão interna de DisplayPort para HDMI, mas a porta em si não foi incluída. Caso a porta HDMI não tenha passado nos testes de conformidade da Comissão Federal de Comunicações (FCC), isso pode ter atrasado a produção. No mês passado, a Qualcomm enviou um comunicado aos clientes que haviam encomendado o kit, informando que planejavam incluir um adaptador USB-C para HDMI.
A empresa agora realizará uma cúpula Snapdragon ainda este mês, onde poderá fornecer mais detalhes sobre seus planos para PCs com Snapdragon.