Há mais de uma década, algumas vozes visionárias proclamaram o fim da era x86, afirmando que a arquitetura ARM dominaria o futuro. Para muitos, essa afirmação parecia prematura ou até mesmo fantasiosa. No entanto, a evolução recente do mercado tecnológico mostra que aqueles profetas estavam certos.
O anúncio recente dos novos chips Snapdragon para PCs, copiando o sucesso da Apple, é a prova viva de que a revolução ARM finalmente chegou. E não estamos falando apenas do mercado de computadores pessoais.
Os servidores, pilares da infraestrutura de TI de grandes empresas, também estão passando por esta transformação. Em resumo: RISC venceu.
Outro sinal inegável da ascensão do ARM é o interesse da NVIDIA, gigante das GPUs. A empresa está investindo pesadamente na arquitetura, visando cargas de trabalho distribuídas em larga escala.
Isso indica uma clara tendência: o ARM não é apenas o futuro dos dispositivos móveis ou PCs, mas de todo o ecossistema computacional, desde dispositivos pessoais até mega data centers.