Python define formato padrão de arquivo de lock para pacotes
O time oficial do Python aprovou o PEP 751, proposta que estabelece um formato padronizado para arquivos de lock de dependências. Esses arquivos são fundamentais para garantir a instalação das mesmas versões de pacotes, independentemente do ambiente ou momento em que a aplicação for instalada.
Até então, cada gerenciador de pacotes do ecossistema Python utilizava seu próprio formato de lock file.
O novo arquivo, denominado “pylock.toml”, adota o formato TOML — amplamente utilizado e de fácil leitura. Paul Moore, um dos desenvolvedores centrais da linguagem, destaca que a aprovação do PEP 751 é definitiva, não provisória.
Apesar da padronização, isso não implica que as ferramentas existentes abandonarão seus formatos atuais. Segundo Brett Cannon, também desenvolvedor central do Python, todos os autores de ferramentas manifestaram interesse em oferecer suporte ao novo padrão como formato de exportação, mas não necessariamente como único arquivo de lock interno.
Charlie Marsh, por exemplo, criador do “uv”, afirmou que o “pylock.toml” ainda não é suficiente para substituir o “uv.lock”, mas confirmou que irá implementar suporte à exportação no novo formato.
A adoção plena do pylock.toml deve ocorrer de forma gradual e poderá exigir futuras revisões.