PwC, empresa global de contabilidade, rastreará localização de funcionários no Reino Unido para garantir cumprimento de dias no escritório
A empresa informou a seus 26 mil colaboradores do país que, a partir de janeiro, deverão estar no escritório ou trabalhando diretamente com clientes por pelo menos três dias por semana, ou 60% do tempo. Até então, a expectativa era que os colaboradores trabalhassem presencialmente de dois a três dias por semana.
Para garantir o cumprimento dessa política, a empresa passará a monitorar a frequência com que os funcionários comparecem ao escritório, de forma semelhante ao controle das horas faturáveis. Os colaboradores receberão mensalmente relatórios com seus "dados individuais de local de trabalho", que também serão compartilhados com seus coaches de carreira internos.
A sócia-gerente da PwC explicou que havia inconsistências na forma como os funcionários interpretavam a política de trabalho híbrido, afirmando que a orientação anterior estava "aberta à interpretação". Com a nova diretriz, a empresa busca assegurar uma aplicação "justa e consistente" da política.
Estima-se que os trabalhadores em Londres estejam comparecendo ao escritório apenas metade da semana, um número inferior ao de muitas outras grandes cidades globais. Enquanto os empregadores em Londres pedem que os funcionários estejam no local de trabalho 3,1 dias por semana, a média real de comparecimento é de 2,7 dias.
Em uma pesquisa realizada no ano passado, 62% dos CEOs entrevistados previram o fim do trabalho remoto até 2026.