Proprietários de iPhone e Samsung percebem pouco ou nenhum valor em ferramentas de IA
Uma pesquisa realizada com mais de 2 mil proprietários de smartphones revelou uma baixa percepção de valor em relação às ferramentas de IA O estudo incluiu mais de 1.000 usuários de iPhones e outros mais de 1.000 usuários de dispositivos Samsung Galaxy, incluindo modelos compatíveis com recursos de IA.
Os dados indicam que 47,6% dos usuários de iPhone consideram as ferramentas de IA como um fator “muito” ou “um pouco” importante na decisão de compra de um novo dispositivo. Em contraste, apenas 23,7% dos usuários de Samsung compartilham da mesma opinião. No entanto, 73% dos proprietários de iPhone afirmam que os recursos de IA “não são muito valiosos” ou agregam “pouco ou nenhum valor” à experiência com o smartphone. Entre os usuários de Samsung, esse percentual é ainda mais elevado, atingindo 87%.
Os recursos de IA mais utilizados também diferem entre os dois grupos. Para usuários de iPhone, as ferramentas mais populares incluem:
- Ferramentas de escrita (72%);
- Resumos de notificações (54%);
- Mensagens prioritárias (44,5%);
- Limpeza de fotos (29,1%);
- Respostas inteligentes em e-mails e mensagens (20,9%).
Já entre os proprietários de dispositivos Samsung Galaxy, os destaques são:
- Circular para pesquisar (82,1%);
- Assistente de fotos (55,5%);
- Assistente de bate-papo (28,8%);
- Assistente de notas (17,4%);
- Assistente de navegação (11,6%).
A expectativa é que, com o lançamento do iOS 18.2, que inclui integração com o ChatGPT e novos recursos como o Genmoji — ferramenta que possibilita a criação de emojis personalizados —, os usuários de iPhone passem a perceber um valor mais significativo nas funcionalidades de IA.
Informações adicionais: 9to5Mac