Projeto Tor se funde com Tail, sistema operacional focado em privacidade
A fusão ocorre em meio a um cenário de vigilância digital crescente e tentativas de enfraquecer a criptografia de ponta a ponta.
Com essa integração, o Tails será incorporado à estrutura do Projeto Tor, permitindo uma colaboração mais sustentável, redução de custos e expansão de programas de treinamento e alcance, com o objetivo de “combater um número maior de ameaças digitais”, de acordo com o diretor de relações públicas do Projeto Tor.
A expectativa é de que essa fusão beneficie usuários vulneráveis ao rastreamento online, reunindo recursos tecnológicos e de pessoal das duas plataformas.
O Projeto Tor afirma que, com essa união, estará mais preparado para enfrentar “a ameaça da vigilância em massa global e da censura à internet livre”, além de ampliar o escopo do projeto para “atender a uma gama mais ampla de necessidades de privacidade e segurança”. Também será possível fortalecer os programas de educação, treinamento e divulgação.
Segundo a diretora executiva do Projeto Tor, isso também permitirá “a rápida integração de novos recursos de uma ferramenta para a outra”.