Preços de baterias para veículos elétricos podem cair quase 50% até 2026, segundo empresa de investimentos
Para a Goldman Sachs, essa redução poderá fazer com que os preços das baterias para veículos elétricos se equiparem aos dos carros com motores de combustão. Essa tendência deve ser impulsionada por avanços tecnológicos que aumentam a densidade energética das baterias, juntamente com a queda nos preços dos metais verdes.
Em 2023, os preços médios globais das baterias caíram de 153 dólares por quilowatt-hora para 149 dólares/kWh e estão projetados para reduzir para 111 dólares até o final de 2024 e 80 dólares até 2026. A Goldman Sachs acredita que, a partir desse ponto, os veículos elétricos poderão alcançar paridade de custos com veículos a combustão nos EUA.
Outro fator crucial é a introdução de novos produtos de bateria, que oferecem cerca de 30% mais densidade energética, além da diminuição nos preços dos metais que compõem as baterias, representando quase 60% do custo total. Esses fatores podem contribuir para mais de 40% da queda nos preços ao longo da próxima década.
Futuras reduções de preços dependerão fortemente de inovações em químicas e formatos de baterias, como as de íon de sódio e as de estado sólido.