Executando verificação de segurança...
1

Pesquisadores chineses desenvolvem processador de 32 bits com semicondutor de apenas uma molécula de espessura

O RV32-WUJI é um processador de 32 bits baseado na arquitetura RISC-V, fabricado com dissulfeto de molibdênio (MoS₂) em vez de silício. Esse material, semelhante ao grafeno, possui propriedades semicondutoras e já foi utilizado em memórias flash e sensores de imagem. No entanto, esta é a primeira vez que uma folha grande o suficiente foi produzida para a construção de um processador funcional.

O chip contém 5.900 transistores e é capaz de rodar o conjunto completo de instruções RISC-V de 32 bits. No entanto, sua velocidade de operação é extremamente baixa, realizando operações simples, como somar dois números de 32 bits, processando um bit por vez.

Diferentemente dos semicondutores convencionais, o MoS₂ não pode ser “dopado” com impurezas para ajustar suas propriedades elétricas, já que tem apenas uma molécula de espessura. Para contornar essa limitação, os pesquisadores utilizaram dois tipos de metal — alumínio e ouro — na fiação do circuito, permitindo ajustar a voltagem dos transistores.

Os resultados foram promissores: 99,9% dos transistores funcionaram corretamente, e 99,8% dos chips montados estavam operacionais.

Embora essa tecnologia ainda não represente uma alternativa viável ao silício no curto prazo, os pesquisadores acreditam que processadores baseados nesse material podem ser úteis para aplicações de ultra-baixo consumo de energia.

Carregando publicação patrocinada...