Pesquisa indica que grandes empresas evitam Microsoft Copilot devido a preocupações com segurança e governança de dados
Uma entrevista conduzida com mais de 20 diretores de dados (Chief Data Officers - CDOs) de grandes corporações revela que metade delas suspendeu ou limitou o uso da ferramenta.
Um dos principais desafios abordados é o risco dela resumir e exibir informações confidenciais que alguns usuários não deveriam ter acesso, como informações salariais. Isso acontece porque empresas de grande porte frequentemente operam sistemas complexos com permissões conflitantes, o que pode levar o Copilot a acessar dados que não deveriam estar disponíveis para todos.
Muitos CDOs consideram a situação um "verdadeiro caos", sendo comparada aos desafios de segurança enfrentados há 15 anos, quando o Google lançou o "Search Appliance", que indexava documentos corporativos e os tornava acessíveis aos funcionários. Empresas como Fast e Attivio resolveram esses problemas associando os direitos de autorização de arquivos aos resultados de pesquisa.
Para que o Copilot e ferramentas semelhantes operem de maneira eficaz, é recomendável que as empresas se concentrem em monitorar e entender como os dados são usados e acessados dentro do sistema, garantindo que os dados estejam devidamente organizados e que a segurança esteja em ordem para que essas ferramentas funcionem conforme o esperado.