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Pesquisa indica que game engines são utilizadas em apenas 50% dos projetos voltados para áreas de jogos

O restante é direcionado para cinema, televisão, marketing, treinamento e arte 3D. Ao todo, foram 576 entrevistados em 64 países, incluindo desenvolvedores, proprietários de estúdios, artistas visuais, gerentes de projeto e produtores.

Entre as engines mais populares, Unity e Unreal se destacam. A participação da Unreal Engine aumentou gradualmente, passando de 45% em 2021 para 63% nessa última pesquisa. Já a Unity presenciou uma queda de 50% em 2022 para 47% em 2024. No setor de mídia e entretenimento, há uma clara preferência pela Unreal Engine, com 51% de participação, em comparação aos 16% da Unity.

O Godot, uma engine open-source, registrou uma participação de 9% em 2024, com números ainda mais expressivos em regiões como América do Norte (11%) e América Latina (20%). Uma das vantagens é seu tamanho reduzido, com o editor nativo ocupando apenas 8 GB, enquanto Unreal e Unity podem exigir mais de 40 GB de armazenamento para começar.

Os principais desafios enfrentados por desenvolvedores que utilizam tecnologias de jogos incluem a obtenção de financiamento, cronogramas agressivos, equipes insuficientes e dificuldades de colaboração.

Muitos entrevistados também relatam problemas de lentidão ou dificuldade de mover arquivos grandes, devido ao aumento nas resoluções e pela complexidade da tecnologia 3D.

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Interessante como antes se usava tecnologia de animação com interatividade para fazer jogos ( Flash) e hoje se usa tecnologia de jogos mais avançada para animações

A Unreal é a que tem mais cara de ser usada em outros projetos, mas me surpreende o uso das demais também