Perplexity lança API de busca por IA
A startup Perplexity anunciou o lançamento do Sonar, uma API que permite que empresas e desenvolvedores incorporem suas ferramentas de busca por IA em aplicativos próprios. A empresa assegura que as respostas geradas pelo Sonar são baseadas em fontes confiáveis. A API está disponível em duas versões: uma versão base, mais acessível e rápida, e a Sonar Pro, projetada para lidar com perguntas mais complexas.
O Sonar oferece personalização, permitindo que empresas definam as fontes utilizadas pelo mecanismo de busca. Entre os primeiros usuários está o Zoom, que integra o Sonar em seu assistente de IA para videoconferências. O recurso permite que o chatbot do Zoom forneça respostas em tempo real, com citações provenientes da web, sem que os usuários precisem sair da interface de vídeo.
A versão base do Sonar utiliza um modelo leve, com custo de 5 dólares para cada 1.000 buscas, além de 1 dólar por 750.000 palavras digitadas ou geradas pelo modelo. Já o Sonar Pro, voltado para tarefas mais avançadas, realiza múltiplas buscas para responder a um único prompt, oferece o dobro de citações e possui um custo de 5 dólares para cada 1.000 buscas, 3 dólares por 750.000 palavras digitadas e 15 dólares por 750.000 palavras geradas.
Segundo a Perplexity, o Sonar Pro superou os principais modelos do Google, OpenAI e Anthropic em um benchmark de correção factual chamado SimpleQA.