Executando verificação de segurança...
1

Participação do Google no mercado de anúncios de busca nos EUA pode cair abaixo de 50% pela primeira vez em mais de uma década

De acordo com um estudo, as gerações mais jovens estão adotando ferramentas de IA, como o ChatGPT e o Perplexity AI, que utilizam LLMs treinados em vastos conjuntos de dados para responder a perguntas dos usuários em linguagem natural. O Google também tem investido em IA para aprimorar a apresentação de anúncios em seus resultados de busca. Embora o mecanismo de busca da empresa ainda seja o mais utilizado, concorrentes estão avançando rapidamente.

A Perplexity afirma que seu mecanismo de busca com IA processou 340 milhões de consultas em setembro e atraiu o interesse de diversas empresas de “alto nível” interessadas em anunciar na plataforma. Avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, a Perplexity já recebeu investimentos de Jeff Bezos e Nvidia. Contudo, a empresa enfrenta críticas por não informar a origem de materiais protegidos por direitos autorais utilizados em seus resultados.

Na plataforma da Perplexity, as buscas evoluem em conversas, e a empresa planeja permitir que patrocinadores anunciem nessas perguntas de acompanhamento no futuro. Em uma apresentação para anunciantes, a Perplexity ressaltou que as respostas para perguntas patrocinadas serão previamente aprovadas pelos anunciantes “e poderão ser fixadas, oferecendo segurança sobre como a marca será representada na resposta”.

Carregando publicação patrocinada...