Executando verificação de segurança...
7

Operação policial desativa 22 mil endereços IP maliciosos em todo o mundo

A “Operação Synergia II”, coordenada por diversas agências de segurança globais e três organizações de cibersegurança, foi realizada entre o início de abril e o final de agosto, culminando na prisão de 41 pessoas e na desativação de 1.037 servidores e infraestruturas ativas em 22 mil endereços IP. Ao todo, 65 indivíduos permanecem sob investigação.

As organizações privadas de cibersegurança que contribuíram para a operação foram a Group-IB, Kaspersky e Team Cymru, que utilizaram inteligência telemétrica para identificar servidores maliciosos e repassaram essas informações às agências envolvidas. Com esses dados, as autoridades realizaram buscas domiciliares, desmantelaram atividades cibernéticas ilegais e apreenderam servidores e dispositivos eletrônicos. Foram identificados cerca de 30 mil endereços IP potencialmente comprometidos, dos quais 76% (22,8 mil) confirmaram-se maliciosos. Além disso, foram apreendidos 59 servidores e 43 dispositivos eletrônicos, incluindo laptops, celulares e discos rígidos.

A operação focou no combate a três tipos principais de cibercrime: phishing, infostealers e ransomware. De acordo com a Interpol, houve um aumento de 40% em 2023 na venda de registros obtidos por infostealers na deep web e dark web. As autoridades também observaram um aumento médio de 70% nos ataques de ransomware globalmente.

Carregando publicação patrocinada...