OpenAI lança Sora, modelo gerador de vídeos
O modelo avançado está disponível no site “sora.com” para assinantes do ChatGPT nos EUA e em “grande parte dos outros países”. A novidade inclui também o Sora Turbo, que expande as funcionalidades com recursos como criação de vídeos a partir de texto, animação de imagens e remixagem de vídeos.
Com a assinatura ChatGPT Plus, de 20 dólares mensais, os usuários podem gerar até 50 vídeos prioritários, resoluções de até 720p e duração de 5 segundos. Já a assinatura Pro, que custa 200 dólares por mês (pouco mais de 1,2 mil reais), oferece até 500 vídeos prioritários com resolução de 1080p e duração de 20 segundos, além de permitir downloads sem marca d’água e até cinco gerações simultâneas.
Entre os destaques apresentados pela OpenAI está o recurso “storyboards”, que possibilita criar vídeos baseados em sequências de prompts, e a ferramenta de “remix”, que ajusta a saída do Sora com base em novas instruções de texto. Outra funcionalidade demonstrada é a capacidade de combinar duas cenas geradas com IA.
Todos os vídeos produzidos com o Sora terão marcas d’água visíveis e metadados C2PA para indicar que foram gerados por IA. Antes de enviar imagens ou vídeos para a plataforma, os usuários devem concordar com termos que proíbem conteúdos explícitos, violentos, protegidos por direitos autorais ou que incluam menores de 18 anos. Violações podem resultar em banimento ou suspensão de conta.
Mesmo para usuários sem uma assinatura do ChatGPT, será possível explorar um feed de vídeos gerados por IA criados por outros.