Executando verificação de segurança...
1

OpenAI lança modelos o3 e o4-mini

Segundo a empresa, o o3 é o modelo de raciocínio mais avançado que já desenvolveram, superando versões anteriores em testes que avaliam habilidades em matemática, programação, lógica, ciências e compreensão visual. Já o o4-mini foi projetado para oferecer um equilíbrio competitivo entre preço, velocidade e desempenho.

Uma variante chamada “o4-mini-high” também foi disponibilizada, oferecendo respostas mais elaboradas e confiáveis, embora com tempo de processamento superior.

Diferente das gerações anteriores, ambos os modelos são capazes de gerar respostas utilizando ferramentas integradas ao ChatGPT, como navegação na web, execução de código em Python, além de processamento e geração de imagens.

Nos testes do benchmark SWE-bench verified, voltado para programação, o o3 alcançou 69,1% de acerto, seguido pelo o4-mini (68,1%), Claude 3.7 Sonnet (62,3%) e o o3-mini (49,3%).

A OpenAI destaca ainda que o o3 e o o4-mini são seus primeiros modelos capazes de “raciocinar com imagens”, sendo capazes de interpretar esboços em quadros brancos, diagramas extraídos de PDFs e até imagens borradas ou de baixa qualidade. Os modelos também conseguem aplicar zoom e rotacionar imagens durante o processo de análise.

Além da integração ao ChatGPT — disponível para assinantes dos planos Pro, Plus e Team — os modelos o3, o4-mini e o4-mini-high também podem ser acessados por meio da API da OpenAI.

Informações adicionais: OpenAI

Carregando publicação patrocinada...