Executando verificação de segurança...
3

OpenAI lança mecanismo de busca em tempo real integrado ao ChatGPT

Em vez de criar um produto separado, a funcionalidade foi adicionada diretamente à interface do ChatGPT, com capacidade para decidir automaticamente quando usar resultados da web. Os usuários também têm a opção de ativar manualmente a busca. Durante a apresentação de pré-lançamento, Adam Fry, líder de busca do ChatGPT, demonstrou a capacidade do modelo de exibir gráficos interativos de ações, informações financeiras, mapas com recomendações, e uma barra lateral com fontes clicáveis que direcionam para sites relevantes.

O mecanismo foi desenvolvido com diversas tecnologias, incluindo o Bing da Microsoft, e utiliza uma versão aprimorada do modelo GPT-4o, anteriormente testada em um protótipo chamado SearchGPT por 10 mil usuários.

Fry ressalta que uma das vantagens do ChatGPT em relação ao Google é a ausência de anúncios nos resultados. Entretanto, reconhece que a operação de uma busca com IA é mais custosa e que a OpenAI ainda não detalhou como financiará o serviço para usuários gratuitos, embora tenha adiantado que haverá “alguns limites” de uso.

Sobre erros e alucinações, Fry acredita que a busca em tempo real contribuirá para uma maior precisão factual no ChatGPT, explicando que muitas imprecisões são causadas pela falta de acesso a informações atualizadas; com a busca ativa, o modelo poderá oferecer respostas mais corretas. O recurso já está disponível em todas as plataformas.

Carregando publicação patrocinada...