Executando verificação de segurança...
10

Detalhes sobre modelo “Strawberry” da OpenAI são divulgados por fonte interna da empresa

Segundo informações, o Strawberry foi projetado para resolver problemas complexos com maior precisão, evitando as chamadas “alucinações”. Embora seja mais lento e caro em termos de tempo de inferência, ele se destaca por resolver problemas difíceis logo na primeira tentativa, incluindo questões matemáticas complexas, programação e até perguntas subjetivas, como estratégias de marketing.

Seu principal objetivo seria gerar dados sintéticos de alta qualidade, que serão utilizados para treinar o próximo grande modelo de linguagem da OpenAI, chamado Orion. A empresa também está trabalhando para “destilar” (simplificar e otimizar) o Strawberry para que possa ser integrado ao ChatGPT o quanto antes, possivelmente entre setembro e dezembro, podendo trazer capacidades de raciocínio aprimoradas ao modelo, embora com a possível desvantagem de respostas mais lentas.

O desenvolvimento do Strawberry começou com pesquisas de Ilya Sutskever, um dos cofundadores da OpenAI, que deixou a empresa em maio deste ano. A pesquisa foi continuada por outros cientistas da companhia, resultando na criação de um modelo especializado em resolver problemas matemáticos, inicialmente conhecido como Q*.

Carregando publicação patrocinada...
1