Open Source Initiative divulga definição oficial de IA de código aberto
Segundo as definições estabelecidas, um sistema de IA pode ser considerado verdadeiramente de código aberto se fornecer acesso a informações detalhadas sobre os dados utilizados no treinamento, ao código completo empregado na construção e execução da tecnologia, bem como às configurações e pesos do treinamento.
Essa definição desafia diretamente o Llama da Meta, que é amplamente promovido como o maior modelo de IA de código aberto. Embora esteja disponível para download e uso público, o Llama possui restrições em relação ao uso comercial para aplicações que atendem a mais de 700 milhões de usuários e não oferece acesso aos dados de treinamento.
A Meta afirma que, apesar de concordar com a OSI em muitos aspectos, discorda dessa definição, argumentando que não existe uma única interpretação para IA de código aberto. A empresa sustenta que definir essa categoria é desafiador, uma vez que as definições anteriores de código aberto não contemplam as complexidades dos modelos de IA que evoluem rapidamente atualmente. Mesmo assim, a Meta reafirma seu compromisso de colaborar com a OSI e outros grupos da indústria para tornar a IA mais acessível e livre de maneira responsável, independentemente das definições técnicas.
Clément Delangue, CEO do Hugging Face, elogiou a definição da OSI, considerando-a “uma grande ajuda para moldar a conversa sobre a abertura na IA, especialmente no que diz respeito ao papel crucial dos dados de treinamento”.