Nvidia perde quase 600 bilhões de dólares em valor de mercado em um único dia
A Nvidia sofreu a maior queda de valor de mercado para uma empresa em um único dia na história dos EUA, com uma desvalorização de quase 600 bilhões de dólares. As ações da fabricante de chips despencaram 17%, levando a uma retração de 3,1% no índice Nasdaq. A principal razão foi o aumento das preocupações com a concorrência da empresa chinesa DeepSeek, que está ganhando destaque no cenário global de IA.
Em dezembro, a DeepSeek lançou um LLM de código aberto e gratuito. Segundo a empresa, o modelo foi desenvolvido em apenas dois meses, com menos de 6 milhões de dólares, utilizando chips H800 da Nvidia, menos poderosos que os modelos H100 usados por gigantes como OpenAI e Meta. Essas grandes empresas normalmente gastam bilhões de dólares em processadores para treinar e executar seus modelos de IA.
O lançamento da tecnologia pela DeepSeek gerou incertezas no mercado, levantando temores de que a demanda por GPUs mais robustas, como o H100, possa ser impactada. Analistas relatam que essa movimentação trouxe “grande angústia” sobre o futuro das receitas da Nvidia, especialmente em um cenário de aumento da competição e restrições às exportações de chips dos EUA para a China.
O prejuízo mais que dobrou a perda de 279 bilhões de dólares registrada pela Nvidia em setembro, até então a maior queda de valor de mercado em um único dia na história. Para comparação, a Meta perdeu 232 bilhões de dólares em 2022, e a Apple, 182 bilhões de dólares em 2020.
O modelo da DeepSeek rapidamente se tornou o aplicativo gratuito mais baixado na App Store. A Nvidia segue como a terceira empresa pública mais valiosa do mundo, atrás apenas de Apple e Microsoft.