Nvidia anuncia supercomputadores pessoais de IA para desktops
O DGX Spark e DGX Station são projetados especificamente para executar redes neurais localmente, atendendo às necessidades de desenvolvedores e pesquisadores. Os dispositivos foram apresentados pela primeira vez em janeiro sob o codinome “Project DIGITS”.
O DGX Spark, modelo mais compacto, é equipado com o GB10 Grace Blackwell Superchip, que integra uma GPU Blackwell e núcleos Tensor de quinta geração, oferecendo um desempenho de até 1.000 trilhões de operações por segundo para aplicações de IA.
Já o DGX Station, versão mais avançada, conta com o GB300 Grace Blackwell Ultra Desktop Superchip, 784 GB de memória coerente e a ConnectX-8 SuperNIC, permitindo velocidades de rede de até 800 Gb/s.
Empresas como Asus, Dell, HP e Lenovo irão desenvolver e comercializar os dois sistemas DGX. As reservas do DGX Spark já estão abertas, enquanto o DGX Station tem lançamento previsto para 2025.
A Nvidia ainda não divulgou informações sobre preços, mas, durante o anúncio do Project DIGITS, mencionou um valor estimado em torno de 3 mil dólares.