“Morte lenta” do hiperlink pode mudar natureza fundamental da internet e da indústria de notícias, segundo jornalista veterano
Para Matt Pearce, as plataformas e aplicativos que surgiram nos últimos cinco anos têm se mostrado contrários aos hiperlinks, especialmente com o aumento das recomendações algorítmicas.
Pearce cita exemplos como X, Facebook, Instagram e TikTok, onde postagens com hiperlinks são desvalorizadas, o que, segundo ele, contribui para a proliferação de “conteúdo de baixa qualidade” nas redes sociais.
Ele argumenta que a desvalorização dos hiperlinks e a transformação da internet em um espaço que não remete o usuário a outros lugares resultam em uma experiência “estacionária”, onde um agente de IA generativa absorve e resume todas as informações disponíveis, evitando que o usuário precise sair da página que está acessando.
Pearce também destaca que, ao longo da última década, os jornalistas aprenderam a utilizar as redes sociais a seu favor. Para ele, criadores de conteúdo e jornalistas coexistem no mesmo ecossistema, e é difícil imaginar um cenário em que o Google desenvolva uma forma de jornalismo mais humana, inteligente e responsiva.