Modelos de IA podem influenciar tomada de decisões na internet, segundo pesquisadores
Pesquisadores afirmam que modelos de IA têm o potencial de manipular públicos online, influenciando decisões como escolhas de compra ou votos em candidatos. O estudo destaca o surgimento da chamada “economia da intenção”, um mercado emergente baseado em “sinais digitais de intenção”. Nessa nova dinâmica, assistentes de IA compreendem, preveem e manipulam intenções humanas, vendendo essas informações para empresas que buscam monetizá-las.
Considerada uma sucessora da “economia da atenção” – centrada em manter os usuários conectados às redes sociais enquanto exibem anúncios – a economia da intenção vai além, permitindo que empresas de tecnologia com expertise em IA comercializem dados sobre motivações pessoais. Essas informações podem abranger desde planos de viagem até preferências políticas, sendo leiloadas para o maior lance.
O estudo afirma que os LLMs serão usados para “antecipar e orientar” os usuários com base em dados intencionais, comportamentais e psicológicos. Esses modelos poderão acessar a atenção em tempo real, sugerindo ações como assistir a um filme ou tomar medidas futuras — por exemplo, oferecer a compra de ingressos se identificarem que o usuário se sente sobrecarregado. Tais recomendações seriam “geradas dinamicamente” para alinhar-se a traços comportamentais e perfis psicológicos específicos.
Além disso, anunciantes poderão utilizar ferramentas de IA generativas para criar anúncios personalizados, ajustando-os em tempo real conforme os “fluxos de dados gerados pelo usuário”. O estudo ressalta que esses modelos podem inferir informações pessoais a partir de interações cotidianas e até conduzir conversas para extrair mais dados dos usuários.